Direitos da criança e do adolescente

Projeto incentiva estudantes a resgatar histórias de mulheres esquecidas pelos livros

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Ribeiro
Crédito: Divulgação 

Ao observar a ausência de registro dos grandes feitos realizados por mulheres nos livros de história, a professora Hsteffany Pereira Muniz Araujo teve a ideia de propor um exercício diferente aos seus alunos: contar histórias de mulheres importantes. Denominado Mulheres que Fazem História, Mas Não Estão Nos Livros de História, o projeto reflete sobre a importância de visibilizar a trajetória de mulheres esquecidas pelos livros ao longo do tempo - sejam personalidades da história, sejam mulheres das nossas vidas cotidianas.

PUBLICIDADE

Desenvolvido na Escola Estadual São José, em Boa Vista (RR), em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a iniciativa envolveu alunos do sétimo ano em uma jornada de pesquisa, escrita e entrevistas.

O objetivo foi resgatar histórias de mulheres da comunidade escolar. Ao integrar família, escola e história, a iniciativa interdisciplinar contribuiu para um olhar mais apurado sobre a diversidade étnico-racial, além de engajar tanto os alunos quanto os professores em formação.

O resultado final foi um e-book e um documentário que celebraram essas trajetórias, ampliando a compreensão dos estudantes sobre a importância das mulheres na história, muitas vezes silenciadas nos relatos oficiais. O projeto foi reconhecido pelo Prêmio Educar, promovido pelo CEERT, instituição da sociedade civil com foco na equidade racial e de gênero.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.