A cor amarelo manteiga, chamada de “butter yellow” lá fora, está em alta. Depois de conquistar o mundo da moda e da beleza, essa tonalidade suave e elegante que remete à cor da manteiga que comemos todos os dias agora brilha nos projetos de arquitetura e decoração.
É a cor do momento, escolhida inclusive por grandes marcas de tintas como a Suvinil – com o tom Despertar – como uma das cores do ano de 2025. A americana Sherwin-Williams também lançou um tom de amarelo manteiga, que está sendo bastante usado em cozinhas.
Se reformar ou redecorar a casa está entre as suas metas de ano novo, considere usar o amarelo manteiga não só nas paredes, mas também em acessórios, mantas e almofadas. O tom é uma cor democrática, que combina com diversos ambientes. Seja em um espaço moderno, clássico ou até mesmo rústico, ele adiciona um toque de aconchego.
Além disso, a cor de 2025 remete à positividade, já que o amarelo, em geral, é associado à alegria, otimismo e energia. O tom manteiga, por ser mais suave, transmite uma sensação de calma e bem-estar, ideal para criar ambientes relaxantes. Outra boa pedida é usar no quarto, por exemplo.
Variações de amarelo
É interessante notar que, além do amarelo manteiga clássico, outras tonalidades de amarelo estão em alta. Amarelos queimados, vibrantes e até mesmo o mostarda têm ganhado espaço nos projetos.
Prova disso é que outra marca de tinta, a Coral, elegeu o tom “curry dourado” como a cor de 2025. Isso mostra a versatilidade dessa família de cores e permite que cada um encontre a tonalidade perfeita para o seu estilo.
“Apesar do amarelo em destaque ser o manteiga - leve e clarinho - tenho notado em projetos e ambientes várias variações da tonalidade - amarelos queimados, vibrantes, intensos e até os levemente mais escuros, como o mostarda. Tem para todos os gostos”, comenta a arquiteta Camila Cravo, do perfil Arquitetura com Propósito.
Como combinar
Muitas pessoas podem ter alguma resistência inicial ao amarelo, e quem define as tendências sabe disso. Mas o amarelo manteiga pegou e tende a se firmar ainda mais porque tons claros costumam ser uma escolha certeira, já que nos façam sentir bem.
Caso você queira experimentar o tom na sua casa, comece usando o amarelo manteiga em pequenos detalhes, como almofadas, quadros ou vasos. Outra dica é explorar combinações de cores. O amarelo manteiga combina com tons de cinza, lavanda, rosa queimado, azul marinho e verde. Ele fica bonito quando usado em ambientes com marcenaria de madeira clara e elementos de palha. E também funciona com a cor de 2025 da Pantone, o mocha mousse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.