Cada ano que começa traz consigo um desejo de renovação em todos os setores da vida. Por isso, não chega a surpreender que, para muitos, uma das formas favoritas de começar o novo ano seja renovando o visual da casa. Afinal, após um longo tempo de convivência com um ambiente, é natural experimentarmos um súbito desejo de mudança. Ainda que ela se resuma a providenciar um reforço na iluminação, a revestir apenas uma das paredes da sala com um papel de parede inusitado ou a, simplesmente, trocar as almofadas do sofá.
Seja qual for o seu orçamento, porém, nunca faltam ideias, nem opções, para ajustar a decoração às suas preferências atuais, e ainda colocá-la no clima do ano que se inicia. E o que é melhor: no melhor estilo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), sem ter de recorrer a grandes reformas e, às vezes, até sem mexer na posição dos móveis. Quer saber como? Pois então, confira essas 10 sugestões práticas e pontuais, mas capazes de gerar mudanças significativas no visual da casa:
Comece por papéis, publicações, objetos decorativos
É, de fato, impressionante a quantidade de itens que podemos acumular no período de um ano. Passados os compromissos do Natal, porém, é chegada a hora de dar uma destinação possível para esses artigos recém-chegados: seja os armazenando em gavetas ou armários, os doando, ou se desfazendo deles. Porque, como bem sabemos, para abrirmos espaço para o novo, devemos, necessariamente, nos livrar do que não nos serve mais.
Mais cor
Uma opção simples, mas eficiente, de transformar, quase que instantaneamente, a decoração, é adicionar peças coloridas em pontos estratégicos dos ambientes. O que pode ser feito, facilmente, pela troca de tecidos e revestimentos. Caso opte por uma mudança pontual, acrescente almofadas e mantas, estampadas ou em tonalidades mais vivas, aos sofás e poltronas. Já para uma transformação mais radical, experimente trocar tapetes e cortinas por modelos em cores ou padrões mais vibrantes.
Invista em luz
A iluminação pode mudar instantaneamente a atmosfera de um espaço e, ao contrário do que se pensa, dentro de um orçamento bem abaixo do esperado. Muitas vezes, a simples troca de uma lâmpada pode fazer uma grande diferença em um ambiente, sem gastar muito. O mesmo ocorre com as cúpulas de lustres e abajures. Por vezes, a simples substituição por modelos em cores mais vibrantes ou em materiais naturais, como o bambu ou o rattan, já pode mudar a percepção que se tem da luz emitida.
Adicione plantas
Uma forma imediata de arejar o visual de qualquer ambiente é incorporando plantas à decoração. Experimente, por exemplo, dispor vasos, dos mais diversos tamanhos, sobre prateleiras ou mesas ou, até mesmo, pendurados no teto. Adicionar vegetação aos mais diversos espaços – da sala à cozinha, passando pelo banheiro e lavabo –, não só irá adicionar uma vibração fresca à sua casa, como também pode ajudar a melhorar o seu humor e ainda eliminar os poluentes do ar.
Reorganize as estantes
Estantes são, de longe, um dos móveis mais observados da casa. Seja pelos moradores, seja por seus visitantes. Além de úteis, elas falam muito dos seus habitantes, expondo seus afetos e memórias. Nada mais natural, portanto, que você reserve ao menos uma tarde para reorganizar a sua para 2025. Teste, por exemplo, uma nova distribuição para os livros. Reedite suas coleções e atualize seus porta-retratos. E, se o orçamento permitir, experimente forrar o fundo dela com espelhos. O efeito é mágico!
Espelho, espelho meu
Os espelhos decorativos são uma forma fácil e econômica de produzir efeito nos mais diversos ambientes, não só por refletirem a luz, mas por criarem a impressão de que uma área é maior do que realmente é. Disponíveis nos mais diferentes tamanhos e formatos, eles podem ajudar a imprimir brilho e a realçar os mais diversos espaços, em especial os lavabos e halls de entrada. E, dependendo ainda de onde são comprados, lojas online, por exemplo, eles podem custar bem menos do que se imagina.
Parede de destaque
Nada pode ser mais aborrecido na decoração de um ambiente do que paredes brancas ou vazias. Porém, ao contrário do que parece, dar destaque a apenas uma pode ser mais indicado do que adotar uma cor única para todas. Nesse sentido, experimente adicionar um toque pessoal à decoração, concentrando quadros ou fotos em somente uma delas. Ou, caso prefira adotar uma cor ou textura, opte por um papel de parede: um revestimento de bem mais fácil aplicação do que a pintura convencional.
Canto temático
Já pensou em reservar um pequeno espaço na sua casa para criar um cantinho temático? Pode ser uma área de leitura, um espaço para meditação, um lugar para a pausa do café. Você não vai precisar de nada além de uma poltrona confortável, um abajur de leitura, uma mesa de apoio e alguns itens decorativos como quadros, velas e vasos com plantas. Para tornar seu cantinho ainda mais convidativo, adicione algumas almofadas e, se possível, uma fonte de água pequena ou um difusor de óleos essenciais.
Áreas molhadas
As remodelações de cozinhas e banheiros, em geral, são caras e, inevitavelmente, acarretam transtornos. No entanto, pequenas alterações podem produzir um grande impacto visual e, o que é melhor, sem quebra-quebra. Considere, por exemplo, atualizar os armários com novos puxadores. Também vale substituir as luminárias e os acessórios de parede – como porta-sabonetes, toalheiros e suportes de shampoo – por modelos mais atuais e, se o orçamento permitir, trocar as torneiras, válvulas e misturadores.
Por fim...
Lembre-se de que decorar não precisa custar, necessariamente, muito. Apesar de isso ser algo que a maioria de nós não pensa, a simples mudança de posição de alguns móveis já faz com que um ambiente pareça mais atual. Assim, se ainda não o fez, tente apenas afastar os móveis das paredes e veja como isso pode alterar, quase num passe de mágica, a percepção global que se tem do espaço. Experimente. E Feliz 2025!
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.