O bambu-da-sorte é uma planta que pode ser cultivada em casa ou dada como presente. De acordo com a teoria chinesa, o bambu atrai prosperidade, sorte, fortuna e ativa a energia positiva. É uma ótima opção para ter em casa para começar 2025.
Considerada uma planta de manutenção ‘fácil’, ela não cresce muito e não precisa de rega constante, podas ou muito sol. No entanto, é importante ficar atento às mudanças de temperatura. Pode ser plantada direto na água ou em um vaso com terra. Confira dicas de cultivo
Simbologia do bambu-da-sorte
A simbologia da planta tem relação com o Feng Shui, uma filosofia de vida chinesa que busca a harmonia e a boa energia (Chi). A proposta envolve a correta disposição dos objetos da casa e o uso de amuletos (no caso, o bambu-da-sorte).
Leia também
O uso dessa planta no Feng Shui é atribuído à associação entre madeira e água. Ainda, ao oferecer a planta para alguém, é preciso colocar uma fita vermelha, que simboliza o fogo. Por meio da união desses três elementos, é possível atrair Chi.
O que atrai o bambu-da-sorte?
Segundo o Feng Shui, a planta atrai sorte e resiliência. Também é possível encontrar alguns fãs da planta que a relacionam a dinheiro, prosperidade e boas energias. É tudo que precisamos para o novo ano que se aproxima.
O que o bambu-da-sorte significa?
Considerada, em muitos países, uma planta nobre e sagrada, ela oferece significados que variam de acordo com o número de hastes do exemplar.
Plantar o bambu-da-sorte em água ou vaso?
O bambu-da-sorte pode ser cultivado tanto em água como na terra. Separe talos de cerca de 8 centímetros do bambu e coloque em um vidro limpo com água filtrada. Quando as raízes começarem a aparecer, a muda pode ser plantada em um vaso com terra ou transferida para um recipiente maior com água
Como cuidar de bambu-da-sorte?
Por ser uma planta que não cresce, o bambu-da-sorte é considerado uma espécie de manutenção básica, já que não precisa de podas, regas constantes ou sol extremo. Entretanto, a planta não lida bem com mudanças bruscas de temperatura.
Os cuidados são simples: a troca de água deve ser realizada a cada quinze dias, e a adição de adubo, uma vez ao mês. É importante também prestar atenção na coloração das raízes, pois podem indicar problemas na qualidade da água e na saúde do bambu.
Qual é o melhor lugar para deixar o bambu-da-sorte?
O ambiente mais propício para as mudas de bambu-da-sorte são locais iluminados, mas que estejam longe da luz direta, fator que poder gerar a “queima” das folhas e aumentar a proliferação de algas.
Significado do número de hastes do bambu-da-sorte
Além da atração de boas energias, o número de hastes da planta bambu-da-sorte também tem um significado. Uma, sozinha, simboliza simplicidade e clareza. Duas significam união, amor e casamento. Três representam felicidade, longevidade e riqueza.
Quando são usadas sete hastes, elas simbolizam a boa saúde. Oito hastes indicam fortuna e abundância. Nove, eternidade e boa sorte em geral. Dez, perfeição e equilíbrio. Vinte e uma hastes são a bênção divina.
Sendo assim, você pode escolher o número de hastes que deseja ter conforme as suas intenções ou a sua necessidade. Motivos não faltam para querer saber como fazer muda de bambu-da-sorte, não é mesmo?
Luminosidade para o bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte não é muito fã de ficar torrando no sol. É uma planta de sombra. Por isso, ao escolher um lugar para colocar seu exemplar, considere que ele não precisa de luz solar direta.
Sendo assim, é possível colocar o bambu-da-sorte em qualquer cômodo da casa ou do comércio, desde que seja perto de uma janela e que o ambiente esteja fresco. Nada de pôr a planta na varanda ou no quintal.
Faça formas diferentes para deixar o bambu-da-sorte ainda mais bonito
Além de atrair a sorte e a fortuna, a planta pode ser moldada para ter formas incríveis! Definitivamente, o bambu-da-sorte merece um espaço em sua casa!
Você pode trançar os ramos da planta da seguinte forma: em uma jardineira comprida, coloque duas hastes de aproximadamente 40 cm. Cruze-as e amarre-as mais ou menos no meio do recipiente. Agora, vá colocando mais caules e cruzando-os, até encher.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.