Sua planta possui folhas amareladas, crescimento lento ou tardio, e é atacada constantemente pelas pragas de jardim? Não é difícil salvá-las.
A especialista em jardinagem, Gabrielly Gomes dos Santos, Gaby Garden, explica que as causas para o adoecimento da planta podem variar muito entre as espécies, e que a ajuda profissional pode ser um remédio mais certeiro. Entretanto, saber quais sinais procurar faz a diferença, e prevenir a vinda das pragas também poupa o trabalho.
Saiba aqui dicas essenciais para começar no seu jardim com o pé direito.
Leia também
Quais são os principais sinais de adoecimento da planta?
Os principais sinais de adoecimento das plantas podem ser observados em mudanças na coloração, no formato e no crescimento das folhagens e das flores. Ao contrário do que se pensa, o crescimento rápido, além do tardio, também pode indicar problemas no jardim.
Para cada planta, é necessário saber o período de floração, queda das folhagens e o tipo ideal de adubação, rega e luz que a espécie deverá receber.
Quais são as principais pragas de jardim? Como evitá-las?
Além das formigas e cochonilhas, algumas pragas mais comuns são os pulgões e os fungos. Cada praga exige medidas de combate diferentes, mas o ideal é sempre evitar o aparecimento e checar constantemente os sinais que nos mostram a saúde da planta, como a mudança na coloração das folhas, o aparecimento de manchas e feridas e até mesmo o desprendimento do substrato.
Atenção aos fungos: eles exigem cuidados específicos para cada espécie, e devem ser combatidos de maneiras diferentes. Para algumas, basta cortar a parte atacada, ou aumentar a exposição ao sol. Para outros, é necessário aplicar fungicidas e podar a área afetada. Neste caso, o ideal é consultar um jardineiro ou especialista, diz Gaby.
Por que minhas plantas estão cheias de formigas?
O aparecimento de formigas pode ser associado ao de cochonilhas, explica Gaby. “As cochonilhas liberam uma secreção doce que atrai as formigas”, fala. Se há formigas, observe o aparecimento de feridas amarronzadas nas folhas e o enfraquecimento da planta: as cochonilhas podem estar presentes.
Caso as formigas tenham feito ninho próximo ao jardim, a melhor solução são os inseticidas específicos para a espécie, observando sempre se a marca é prejudicial para as plantas. Se estiverem dentro no vaso, basta trocar o substrato.
Como combater as cochonilhas e os pulgões?
Os pulgões e cochonilhas são pequenos insetos que se alastram pela planta e se alimentam da seiva, desnutrindo-a. Prestar atenção em sinais de desnutrição é um passo fundamental. “A prevenção é o melhor remédio”, afirma Gaby. “Manter a planta adubada e com a luminosidade correta são essenciais para evitar as cochonilhas”, completa ela.
Para evitar o aparecimento de ambas as pragas, o ideal é borrifar álcool isopropílico a 70% nas folhagens semanalmente.
Já para eliminá-las, a especialista indica uma receita simples com detergente neutro e água, que vão exterminar o inseto sem prejudicar as plantas. Confira no vídeo abaixo como aplicar em seu jardim.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.