Comigo-ninguém-pode: planta é resistente, se adapta bem dentro de casa e é fácil de replantar

A espécie pode ser cultivada em vasos e é bastante resistente a locais de sombra ou meia-sombra

PUBLICIDADE

Por Renata Nogueira

Muito lembrada por sua toxicidade, a comigo-ninguém-pode também é uma planta cheia de características positivas. Com os cuidados certos, ela pode trazer verde para dentro de sua casa e até apartamento, já que prefere locais com sombra ou meia-sombra. Na natureza, ela costuma crescer em locais sombreados, como o interior de florestas.

Comigo-ninguém-pode Foto: Spagnhol Plantas Ornamentais via Facebook

O nome científico da comigo-ninguém-pode é Dieffenbachia. As espécies mais comuns encontradas são a Dieffenbachia amoena e a Dieffenbachia seguine. Com um visual marcante por suas folhas grandes, verdes e desenhadas, a comigo-ninguém-pode se adaptar bem em vasos e cresce bastante, podendo chegar até a 2 metros, dependendo da espécie. Ela também é bem fácil de ser replantada, já que sua muda é feita a partir de pedaços do caule, que tem divisões bem marcadas.

“Eu considero as comigo-ninguém-pode extremamente fáceis de cuidar. Elas toleram situações com mais luminosidade, com baixa luminosidade e até menos luz que outras plantas aguentariam. Ela também aguenta um pouco de desaforo nas regas se você erra de vez em quando”, explica o engenheiro agrônomo Gaspar Yamasaki, criador do canal Cultivando no YouTube, onde dá dicas sobre plantas.

Quando regar a comigo-ninguém-pode?

PUBLICIDADE

A rega vai depender de como está a terra e do clima. Em geral, só é necessário colocar água se a superfície do vaso estiver seca. O ideal é checar ao menos uma vez por semana e monitorar o comportamento da planta.

Uma dica para a rega é colocar o dedo na terra. Se ela estiver bem soltinha, está na hora de uma nova rega. Se estiver pastosa, deixe para regar outro dia. Um sinal de que ela está encharcada é quando as folhas da comigo-ninguém-pode começam a ficar amareladas Excesso de água pode prejudicar as raízes da sua planta.

“Se possível você pode dar uma borrifada de água nas folhas de vez em quando para manter a umidade do ar um pouco mais alta em volta dela e também para tirar a poeira das folhas e manter o brilho delas”, indica Yamasaki.

Onde colocar a comigo-ninguém-pode?

O melhor lugar para colocar a comigo-ninguém-pode é em um local com luz indireta ou meia-sombra, porém sempre iluminado. A luz solar direta pode queimar suas folhas, então evite locais muito ensolarados. Uma janela que receba luz natural filtrada por cortinas ou persianas é perfeita. A meia-sombra vai ajudar a manter o verde característico dessa planta.

“Existe um limite de escuridão, não pode deixar ela no breu. Se ficar escuro demais a planta tende a ficar pernuda, você vê só o talo e ela começa a ficar esticada. As manchas da folha começam a desaparecer um pouco também”, destaca o engenheiro agrônomo.

Publicidade

Outra dica é evitar locais com correntes de ar ou ventos muito fortes. Além de ressecar as folhas, a comigo-ninguém-pode costuma ter o caule comprido, que pode quebrar facilmente. Mas, caso isso aconteça, lembre-se de fazer um corte em uma das marcações dele e replantar para fazer uma nova muda.

A folhagem da comigo-ninguém-pode Foto: Spagnhol Plantas Ornamentais via Facebook

Comigo-ninguém-pode é tóxica

A comigo-ninguém-pode é tóxica, mas o veneno da planta está na seiva. Você só terá contato com a seiva dela se arrancar ou rasgar alguma folha ou quebrar o caule. Para quem tem crianças e pets em casa, a dica é colocar a planta em um local elevado, como uma prateleira ou estante.

Por ser uma planta tóxica, o ideal também é usar luvas quando for manuseá-la para fazer uma muda, por exemplo. Os principais responsáveis pela intoxicação são os cristais de oxalato de cálcio. Esses cristais possuem formato de agulha e, ao entrar em contato com as mucosas causam irritação, atuando como pequenas agulhas que perfuram os tecidos.

Por que a comigo-ninguém-pode chora?

Algumas plantas, incluindo a comigo-ninguém-pode, podem liberar pequenas gotas de água pelas pontas das folhas, especialmente em ambientes úmidos. Isso é um processo natural chamado gutação, que ocorre quando a planta absorve mais água do que consegue transpirar. Essa água é pura, não tóxica, diferente da seiva dela.

Publicidade

Tomando os devidos cuidados, a comigo-ninguém-pode é uma excelente planta para você ter na sua casa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.