Como saber se tem traça na sua casa? Veja sinais para prestar atenção

Confira dicas de especialista para identificar a presença de traças e seus tipos específicos

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Atualização:

O que chamamos simplificadamente de traças são, na verdade, centenas de espécies de insetos divididos em duas ordens diferentes, que representam pragas frequentes em áreas urbanas. Apesar de cada tipo de traça ter especificidades, em comum, todas são pequenas e podem passar despercebidas, dependendo de onde decidirem se esconder.

Francisco Zorzenon, especialista em entomologia urbana do Instituto Biológico de São Paulo, explicou ao Estadão que existem alguns sinais para se prestar atenção quando há suspeitas de traças em casa.

  • “Livros e papéis roídos, e a presença dos insetos andando pelos ambientes, principalmente à noite, são indicativos das traças dos livros”, alerta o especialista.

O destaque aqui vai para a Lepisma saccharina (também nomeada peixinho-de-prata), pertencente à ordem Zygentoma. Essas traças não têm asas, costumam ter um corpo alongado e achatado, e têm hábitos noturnos, sendo atraídas por ambientes escuros e úmidos.

Publicidade

  • “Roupas roídas e perfuradas e a presença de ‘casinhas’ de traças nas paredes e móveis são indicativos da traça de parede ou de roupa”, destaca Zorzenon.
Furinhos em roupas são indicativos de que pode ter traça de gaveta em casa Foto: Tatiana Foxy/Adobe Stock

Essas traças, que pertencem à ordem Lepidoptera, são larvas de mariposas e borboletas. As traças de roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, sendo o gênero Tinea o mais notável em áreas urbanas. Já a Phereoeca uterella, ou traça de parede, é outro tipo bastante comum, encontrada em locais onde há umidade, mofo, cabelos e pelos no chão.

  • “Pequenas mariposas voando, lagartinhas, seda e fezes em alimentos são indicativos de traças dos produtos armazenados”, aponta.

As traças que atacam alimentos aparecem quando esses estão mal acondicionados, em embalagens mal fechadas: grãos, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais, biscoitos e chocolates são alguns exemplos.

Publicidade

As traças são consideradas pragas urbanas, aparecendo dentro de casa em diferentes espécies. Foto: Erik Schumann/Adobe Stock

Elas se desenvolvem por ali, destruindo e contaminando os produtos com suas fezes, fragmentos do próprio corpo e fios de seda característicos. As mariposas, geralmente de coloração pálida e pouco vistosas, aparecem no final do ciclo biológico.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.