
A traça, inseto comum na casa dos brasileiros, principalmente em locais mais úmidos e com grande presença de papéis, pode incomodar - mas não é difícil combatê-la.
Leia também
Para Francisco Zorzenon, especialista em entomologia urbana e diretor-técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas, do Instituto Biológico de São Paulo, o que se deve fazer, em linha geral, é: manter a limpeza em dia removendo mofo e evitando a umidade e guardar os alimentos adequadamente.
Como evitar traça em casa
- Não acumular papéis velhos;
- Manter livros e revistas em locais apropriados e limpos;
- Evitar pontos de umidade (como em armários escuros abaixo de pias);
- Evitar a entrada de objetos em caixas de papelão vindas de locais infestados;
- Manter limpos e arejados estantes, armários e gabinetes, bem como rodapés e frestas, que devem ser aspirados com frequência;
- Inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis;
- Descartar alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças.
Soluções caseiras contra traças
Segundo Zorzenon, ao contrário do que muita gente pensa, não existem existem alternativas caseiras ou naturais que sejam realmente eficazes para afastar as traças. Algumas coisas, porém, mesmo que não resolvam, podem ajudar um pouco.

“Cravo da Índia e folhas de louro podem ser usados em armários para afastar as traças de parede, e pastilhas de cânfora para as traças dos livros, mas a eficiência é limitada”, explica.
Antigamente, era comum uma fórmula caseira com ácido bórico em pó. O produto, no entanto, é proibido hoje em dia - como também são as bolinhas de naftalina.
Como combater infestação de traça?
Em casos de infestações severas, a orientação é buscar ajuda profissional de uma empresa controladora de pragas, para a aplicação segura de inseticidas domissanitários (produtos muito utilizados no controle de pragas urbanas).