Se você é católico e está se sentindo mal por não ter conseguido um tempo para desmontar sua decoração de Natal em 6 de janeiro, Dia de Reis, está tudo bem. Isso porque, segundo as regras do Vaticano, a data correta para guardar os enfeites pode ser outra em 2025.
A Epifania do Senhor, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para o recém-nascido, incenso, ouro e mirra.
O curioso é que até 1967 o Dia de Reis era feriado nacional no Brasil. Mas, passados 58 anos, o dia 6 de janeiro caiu justo na primeira segunda-feira útil do ano, deixando muitas pessoas sem tempo para mexer com a decoração da casa.
É aí que você pode se perdoar e seguir as regras do Vaticano, sede da igreja católica, centro de poder religioso do mundo e lar do Papa. Isso porque neste ano a data correta pode ser 12 de janeiro, que cai em um domingo. E há uma explicação para isso.
Segundo as regras do Vaticano, o período natalino se prolonga até a celebração do batismo de Jesus. Essa festa acontece no primeiro domingo após a Epifania do Senhor, o Dia de Reis. Como a data ocorreu em uma segunda-feira neste ano de 2025, o primeiro domingo seguinte será dia 12 de janeiro. Portanto, a data mais adequada para encerrar as festividades natalinas e guardar a sua árvore de Natal é justamente no dia 12 de janeiro.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.