Existe o ‘organizar’ uma geladeira. E existe o fridgescaping: a arte de decorar o interior de uma geladeira.
Quando Lynzi Judish reabastece sua geladeira, por exemplo, ela não apenas a enche com recipientes de vidro codificados por cores. Em vez disso, Judish, uma blogueira de estilo de vida de 37 anos de Hopewell Junction, Nova York, cria um pequeno mundo dentro do espaço de 3 graus Celsius.
O leite é despejado em uma jarra de acrílico estampada com paisley rosa; a manteiga é colocada em um prato gracioso em formato de ouriço; abobrinhas e cenouras são arrumadas ordenadamente em uma cesta de vime; e cerejas vermelhas transbordam em uma tigela de cerâmica branca.
Por toda parte, ervas e flores como equináceas brotam em vasos ao lado de figuras de fadas iluminadas por luzes cintilantes e florais. É a geladeira com tema de floresta encantada de Judish, e ela levou cerca de três horas para montá-la. “Há apenas muitos pequenos detalhes nessa”, ela disse.
Judish experimentou o fridgescaping pela primeira vez há cerca de três meses, após muito admirar outras geladeiras que viu no TikTok. Agora é um hobby que lhe dá prazer. “Eu amo olhar para o trabalho que fiz”, ela disse. “Sinto muito orgulho nisso.”
O fridgescaping fica na interseção entre organização doméstica e design de interiores. Frutas e vegetais são exibidos proeminentemente em tigelas decorativas, em vez de em tupperware; bebidas se tornam parte da decoração; e sobras e itens práticos como condimentos são enfiados no fundo. Vídeos desses interiores selecionados têm um público de nicho no TikTok, onde acumulam milhares, se não milhões, de visualizações.
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O fridgescaping pode parecer uma novidade, mas a palavra apareceu pela primeira vez em uma postagem de blog de 2011 — embora a geladeira do blogueiro original fosse mais sóbria do que as vistas no TikTok hoje. As pessoas há muito estetizam suas cozinhas, seja através de uma despensa estilosa ou um freezer cheio de cubos de gelo personalizados.
Mesmo antes das redes sociais romantizarem cada centímetro da casa, os conteúdos das geladeiras das pessoas despertavam a curiosidade — um anúncio da Frigidaire dos anos 1950 exibindo bolos e frangos nas prateleiras, por exemplo, ou a geladeira cheia de bebidas de uma celebridade no programa MTV Cribs.
“A estética desempenha um papel enorme em nossa vida cotidiana, e eu acho que o fridgescaping é essa extensão da cultura visual em que queremos que tudo, até o interior de nossas geladeiras, seja um pouco digno do Instagram”, disse Heather Goerzen, diretora de conteúdo e design na Havenly, um serviço de design online em Denver.
Uma geladeira extravagante pode não ser para todos — basta ler alguns dos comentários nas redes sociais — mas organizar uma geladeira de maneira esteticamente agradável é uma daquelas “pequenas vitórias fáceis”, disse Goerzen. “E a satisfação visual pode produzir aquele pequeno estímulo de dopamina em nós.”
Às vezes, as pessoas adicionam fotos emolduradas de entes queridos ou animais de estimação. Embora isso possa ser incomum, Nonnahs Driskill — fundadora do Get Organized Already, um serviço profissional de organização em Pasadena, Califórnia — entende por que as pessoas fazem isso. “Se algo realmente te faz feliz, não precisa estar em exibição pública”, disse Driskill, que coloca fotos para seus clientes em lugares surpreendentes, como armários ou gavetas de remédios.
Outro benefício do fridgescaping, disse Judish, é a redução do desperdício de alimentos. Ela disse que estava “mais animada” para comer seus produtos, porque sua comida está exposta quando ela abre a porta da geladeira e é fácil de encontrar, em vez de murchar em uma gaveta.
“Porque eu amo tanto a aparência da geladeira, me faz querer garantir que eu use tudo nela”, disse Judish.
Embora Judish não tenha filhos, ela recebe comentários de pais céticos. “Muitos pais comentam que eles nunca poderiam fazer isso em sua casa, o que eu entendo”, ela disse. “Crianças complicam as coisas.”
Em West Palm Beach, Flórida, Julianne Brown, uma artista, disse que o fridgescaping tornou a geladeira — e especialmente os produtos nela — mais acessíveis aos seus três filhos pequenos. “Comemos primeiro com os olhos”, disse Brown, 31 anos, “então, quando você pode ver e é algo bonito, eu acho que isso torna mais fácil para eles e mais fácil para mim.”
Para algumas pessoas, o fridgescaping é uma saída criativa. Tiffany Bishop, uma decoradora de eventos de 31 anos, tem uma casa minimalista em Naperville, Illinois, mas adota uma abordagem maximalista para sua geladeira. “Já que a geladeira é fechada, eu posso liberar aquela criança interior tipo Lisa Frank”, disse Bishop, referindo-se à marca conhecida por seus artigos escolares alegremente decorados (e que agora se expandiu para oferecer massa de cookie, que Bishop mantém em sua geladeira).
Ela começou a decorar sua geladeira há cinco anos e incorpora elementos sazonais, como ovos de porcelana e cogumelos decorativos para a Páscoa e strass para seu aniversário, em julho.
“Se o meio de um artista é a pintura, eles iriam para uma tela”, disse Bishop. “Para mim, o meu é minha geladeira.”
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