Plantas da prosperidade, aromaterapia, feng shui: Como preparar sua casa para receber o ano novo

Conheça práticas de organização, decoração e rituais de diferentes culturas para começar 2025 com boas vibrações

PUBLICIDADE

O Ano Novo está prestes a chegar e, com sua aproximação, cresce o desejo de desvendar o futuro e de atrair sorte para o que está por vir. Vestir-se de branco, comer lentilhas, pular sete ondas. Para muitos, leigos ou especialistas – nas mais variadas culturas, e em todo o mundo –, é sempre possível maximizar a sorte e garantir uma boa performance no ano que se inicia. Mas tudo vai depender da execução de pequenas práticas e rituais, especialmente nas horas que antecedem a chegada de 2025.

PUBLICIDADE

Para Elisa Stecca, autora de Oráculo do Sucesso – um livro-caixinha, com 50 cartas, que traz conselhos práticos e reflexões para uma vida mais auspiciosa – e pesquisadora do poder das cores, prosperidade é um termo que engloba bem mais do que o sucesso financeiro. “Tem a ver com saúde, com família. Mas, acredito que quando manifestamos alguma emoção através de uma cor, falamos de vibração, de alcance de onda. E, claro, essa energia acaba nos atingindo e nos colocando mais próximos dos nossos objetivos.”

No momento, após uma longa temporada mergulhada no rosa, Elisa diz estar vivendo uma fase azul. “Oscilo entre o azul Klein e o blue de chine como apostas capazes de gerar harmonias interessantes para nossas realizações em 2025”, afirma ela. Ainda assim, para a hora da virada, ela continua vendo com bons olhos a tradição do branco. “Mais do que ser a cor da paz, ele traz uma mística de página ainda a ser escrita. De demonstração de fé e boa vontade para com o novo. Sempre válido”, acredita.

O Feng Shui é uma das práticas que pode atrair boas energias para o ano novo. Foto: Helin/Adobe Stock

Para além da mesa e do guarda-roupa, porém, outra página fundamental nos rituais de preparação para a chegada do Ano Novo são as práticas relacionadas à organização e decoração da casa. Abrir as janelas, arrumar os armários, cultivar determinadas plantas e ainda borrifar aromas específicos, em cada ambiente, são apenas alguns dos procedimentos recomendados, por diversas culturas, com ênfase na chinesa, para atrair fortuna e boas vibrações.

Publicidade

Feng Shui

Técnica milenar, de origem taoista, o Feng Shui, (do chinês vento-água) tem por objetivo organizar os espaços da casa com o fim de atrair prosperidade e produzir bem-estar. Especialmente indicado para ser aplicado nesta época do ano, sua eficácia depende, invariavelmente, de uma boa faxina. “Livre-se de objetos quebrados, produtos vencidos, papeis acumulados, roupas que não usa mais. Tenha em mente o mantra: use isso, goste disso ou livre-se disso”, recomenda a especialista Tatiana Pomponio.

Segundo ela, para abrir espaço para o novo, é essencial praticar o desapego de objetos e coisas que não nos servem mais. Depois organizar, setorizar, guardar o que ficou. “A simples organização dos ambientes nesta época do ano já traz clareza mental, foco e leveza para tirar os projetos do papel em 2025”, explica ela, que sugere ainda encontrar um objeto que, simbolicamente, possa representar nossos desejos para o ano próximo, para depois dar a ele uma posição privilegiada na geografia da casa.

“Pode ser um cristal, um vaso. Posicione o à direita da porta de entrada da casa, em um local que você veja sempre ou que costuma receber seus amigos, e, agradeça, desde já, como se tivesse alcançado seus objetivos”, resume Tatiana, que recomenda também especial atenção a eventuais “bloqueios” causados por móveis e vasos, em especial na entrada da casa. “Em qualquer ambiente, a energia deve fluir livremente, sem entraves. Lembre-se de que menos é mais e ainda que boa circulação é tudo”, afirma ela.

O bambu-da-sorte é uma das plantas conhecidas por trazer boa forturna. Foto: Ali

Além disso, segundo a especialista, existem algumas plantas que são consideradas de bom agouro pelo Feng Shui, devendo, se possível, compor a decoração da casa na noite da passagem. Entre elas, o bambu da sorte, a jiboia verde e a pachira, espécies tidas como capazes de trazer boa fortuna e, entre as flores, as orquídeas, especialmente as de cor violeta, que prometem trazer sorte nos relacionamentos, e o lírio da paz que, ajuda a atrair boa sorte e, mais do que outras plantas, a purificar o ar.

Publicidade

Aromaterapia

Como constatamos cada vez que sentimos um cheiro familiar, e isso nos traz memórias do passado, o olfato pode ser realmente útil quando tentamos lembrar de algo. Mais ainda nesta época, quando costumamos avaliar o que se passou e nos comprometer com novas resoluções para o futuro. Nesse sentido, difundir aromas nos diversos espaços da casa, pode ser especialmente eficaz. Sobretudo para concentrar sua energia exatamente no que você deseja.

Para uma noite de Réveillon tranquila, amorosa, protegida energeticamente – bem como para abrir os caminhos no ano que se inicia –, a especialista em manipulação de óleos essenciais, Paulina Arena, da Saboaria Brasil, sugere a preparação de um aromatizador especial, feito com base em ingredientes altamente aromáticos e simbólicos, mas que deve ser feito com, no mínimo, uma semana de antecedência. E, depois, espalhado, com fartura, por todos os espaços da casa.

Aromaterapia pode ajudar a aliviar sintomas da ansiedade e estresse. Foto: Pixabay/Monicore

PUBLICIDADE

“Misture em um recipiente, 250 ml de água, 250 ml de álcool de cereais, um ramo de alecrim para proteção; quatro pétalas de rosa, para abrir o chacra do coração; um pau de canela, para garantir prosperidade; um punhado de manjericão, para a limpeza energética; meia casca de laranja para promover alegria e duas folhas de louro, para garantir a vitória. Armazene em um frasco de 500 ml, com válvula spray, vazio e higienizado. ou distribua o conteúdo em frascos com palitos porosos, posicionados nos cantos”, conclui Paulina

Sair carregando uma mala vazia pelas ruas, no Equador. Em Cuba, jogar água pela janela. Na Rússia, escrever os desejos em um papel, queimá-lo, colocar as cinzas numa taça de champanhe e beber. E, entre nós, pular sete ondas. Por fim, assim como as tradições de passagem do ano variam de país para país, é sempre bom lembrar que você também pode criar a sua. O importante é que ela lhe traga sensação de renovação e o faça se sentir bem. Hoje, e no próximo ciclo que se inicia. Feliz Ano Novo!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.