
Apesar de não afetarem a saúde dos seres humanos, os cupins podem trazer imenso prejuízo para a casa, e, por isso, são considerados pragas. “A correta identificação do cupim praga é primordial para um bom controle”, explicou ao Estadão a pesquisadora Ana Maria Costa Leonardo, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mas como identificar? Uma das principais formas que os cupins entram em casa é voando, caso dos reprodutores alados machos e fêmeas (conhecidos como siriris ou aleluias), que emergem dos cupinzeiros. Isso é bem comum na temporada de chuvas, desde o início da primavera, quando começa o período de revoada desses animais.
Porém, se você perceber a presença de resíduos estranhos próximos a móveis e rodapés, como pó fino ou pequenas bolinhas de madeira pelo chão, é sinal de que sua casa já tem uma colônia. Essas bolinhas são as fezes do cupim, que só se alimentam de celulose.

O que fazer quando identificar cupins em casa?
Em alguns casos, só percebemos a presença de cupins quando notamos uma porta ou rodapé oco. “Nesses casos, o único jeito é a contratação de uma empresa profissional”, diz Juliana Cavalcanti, diretora executiva da Controlar, empresa carioca especializada no controle de pragas urbanas.
Os cupins são uma praga difícil de controlar e que precisam de muita atenção. “Um monitoramento contínuo é muito importante em infestações após tratamento de controle”, diz a pesquisadora Ana Maria. Isso porque, após eliminar os cupins pragas, ainda podem ocorrer reinfestações.
Leia também
Como evitar a entrada de cupins em casa?
As especialistas indicam os seguintes pontos de atenção para prevenir as infestações de cupim:
- Use madeira tratada: especialmente em móveis e estruturas internas;
- Evite enterrar sobras de madeira ou papelão: restos de obras podem atrair cupins subterrâneos;
- Aplique barreiras químicas: embora não sejam permanentes, inseticidas específicos podem dificultar o acesso dos cupins ao imóvel. É possível chamar uma empresa especializada para fazer uma prevenção;
- Feche as janelas durante a revoada: isso evita que os cupins alados entrem em busca de um novo lar. Os cupins alados são reprodutores machos e fêmeas, que se encontram nas luzes, formam casais e iniciam um novo ninho ou colônia.