A zamioculca, para quem cuida de plantas, é quase sempre uma aquisição perfeita, por não necessitar de muitos cuidados. A espécie, da família das suculentas, apresenta folhas viçosas, verdinhas e brilhantes. Entretanto, em alguns casos, ramos e folhas começam a amarelar sem motivo aparente. Mesmo que o sintoma pareça simples, a causa do amarelamento é variada.
Além de ser de fácil manutenção, a planta também tem um grande significado espiritual, espantando energias negativas e atraindo a fortuna. Entenda mais sobre o significado da suculenta aqui.
Por que as folhas da zamioculca amarelam?
- Falta de água: uma das maiores razões para o amarelamento das folhas é a falta de água. Para checar se esse é o problema, talvez você precise se sujar um pouco: sentir a umidade do solo e das raízes diagnostica se a zamioculca necessita de mais água.
- Excesso de água: o amarelamento da zamioculca também pode ocorrer por excesso de água, já que ela é uma suculenta que não necessita de regas tão constantes. Para evitar que isso ocorra, o ideal é que a planta possua uma manta de drenagem, e que a rega seja feita apenas quando o solo estiver seco.
- Enraizamento: outro problema comum entre os pais de planta é o enraizamento. Ele ocorre quando a espécie cresce demais para o vaso em que está, e as raízes se estrangulam, o que pode gerar um amarelamento por estresse. O problema é perceptível quando mexemos um pouco no solo e vemos raízes muito aglomeradas. Mas não se preocupe, a solução é apenas trocar a zamioculca para um espaço maior.
- Deficiência de nutrientes: por mais que a suculenta seja de fácil cuidado, é necessário se atentar à falta ou ao excesso de nutrientes dispostos para a planta, que são motivos para o amarelamento das folhas. É um problema que não ocorre com tanta frequência, já que o exemplar sobrevive facilmente com adubações quase que semestrais, mas que pode ser o caso da sua planta.
- Presença de pragas: por fim, outra possível causa das folhas amareladas é a presença de pragas, como ácaros, colchonilhas e formigas. O diagnóstico é simples, e normalmente se resolve com um pesticida específico para plantas. Entretanto, ao utilizar pesticidas, é necessário ter cuidados maiores com os pets, que podem sofrer intoxicações ao entrar em contato com a planta.
Leia também
* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.