Por que o lírio-da-paz chora? Entenda o ‘mecanismo de defesa’ da planta

Espécie tem meios de expelir água excessiva quando a umidade está relativamente alta ou quando a planta absorve mais água do que o necessário para sobreviver

PUBLICIDADE

Por Nico Garófalo
Lírio-da-paz expele água excessiva por meio de processo chamado de gutação Foto: Adobe Stock

Muito comum em lares brasileiros, o lírio-da-paz requer cuidados básicos e regulares para se manter vivo. O excesso de água, por exemplo, pode levar à morte da flor. A planta, no entanto, tem um sistema de proteção interno capaz de se livrar da água abundante.

Chamado de gutação, esse processo resulta em pequenas gotas de água aparecendo nas folhas e pétalas, dando a impressão de que o lírio-da-paz está chorando. Esse mecanismo da planta acontece graças aos hidatódios, normalmente encontrados às margens das folhas.

PUBLICIDADE

A gutação acontece quando a umidade está relativamente alta ou quando a planta absorve mais água do que o necessário para sobreviver. O processo é comum em diversas plantas e o lírio-da-paz não é exceção.

Esse processo é sinal de que a rega do lírio-da-paz excede o necessário. Para evitar esse excesso de água, é aconselhável deixar o solo plantado apenas úmido e regá-lo até duas vezes por semana.

Vale lembrar que o lírio-da-paz prospera em ambientes úmidos, sendo aconselhável pulverizar a planta com água regularmente para mantê-la saudável.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.