Traças não são todas iguais e, dentro de casa, podem aparecer diferentes tipos desse inseto. As traças que costumam aparecer na cozinha, por exemplo, são as chamadas traças de produtos industrializados ou apenas traças de alimentos, e pertencem à ordem Lepidoptera.
Leia também

Essas traças são encontradas em locais onde existam produtos mal acondicionados, em embalagens abertas ou mal fechadas, diz o pesquisador Francisco Zorzenon, especialista em entomologia urbana do Instituto Biológico de São Paulo. Elas podem aparecer em grãos, como milho, trigo e arroz, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais matinais, biscoitos, chocolates e mais.
“As traças se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo e fios de seda característicos”, detalha Zorzenon. As traças desse tipo possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa e, no final dele, transformam-se em pequenas mariposas de coloração pálida e pouco vistosas.
Por isso, atente-se: a presença dessas mariposas voando pela sua cozinha, bem como lagartinhas, seda e fezes em alimentos são indicativos de traças dos produtos armazenados. Ao identificar alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças, descarte.
Outros tipos de traças gostam de se alojar em espaços escuros e úmidos, como embaixo da pia da cozinha. Mantenha os gabinetes e armários sempre limpos e arejados, evitando que se tornem locais atrativos para esses insetos.