As traças por vezes se camuflam dentro de casa, escondidas em cantinhos escuros ou discretamente atacando livros e papéis velhos. Em geral, a presença do inseto pode ser controlada, desde que se mantenha o monitoramento constante de espaços suscetíveis a eles.
“Locais pouco perturbados, úmidos, escuros, com presença de papéis, livros, revistas, caixas de papelão, insetos mortos, dentre outros, são mais propícios a abrigarem traças”, aponta Francisco Zorzenon, especialista em entomologia urbana do Instituto Biológico de São Paulo.
Por isso, é essencial manter a limpeza de espaços como armários, estantes e gabinetes, evitar acúmulos, umidade, e remover mofo. Em espaços oportunos, a presença delas pode ser constante, “inclusive se casas e apartamentos adjacentes tiverem traças”, acrescenta Zorzenon.
Leia também

Como saber se devo recorrer à dedetização?
As traças não trazem riscos à saúde humana, pois não se tratam de insetos transmissores de doenças, explica o especialista. No entanto, a presença desses insetos em casa é incômoda e pode trazer prejuízos materiais. Em estabelecimentos como lojas, museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados e hotéis, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações sérias com danos significativos.
Dentro de casa, alguns sinais de traças são roupas perfuradas e livros roídos, a presença lagartinhas, seda e fezes em alimentos, e a de “casinhas” de traças nas paredes e móveis. Você também pode ver pequenas mariposas voando pela cozinha e traças andando pelos ambientes, principalmente à noite.
De acordo com o especialista, não existem alternativas caseiras ou naturais que sejam realmente eficazes para afastar as traças. “Cravo da Índia e folhas de louro podem ser usados em armários para afastar as traças de parede, e pastilhas de cânfora para as traças dos livros, mas a eficiência é limitada”, aponta.
Deparar-se com as traças em diferentes cômodos e com bastante regularidade pode ser um indicativo de infestação.
Se a limpeza e a ventilação dos espaços alinhadas às soluções caseiras não funcionarem, e a presença de traças for cada vez maior, talvez você esteja lidando com uma infestação mais severa. Nesse caso, a orientação é buscar ajuda profissional de uma empresa controladora de pragas, para a aplicação segura de inseticidas domissanitários (produtos muito utilizados no controle de pragas urbanas).