Além de pratos saudáveis e gostosos, muitos estabelecimentos criam versões inclusivas para quem tem restrições alimentares
Chegou a época das confraternizações de final de ano, dos encontros, passeios e viagens. Época em que os restaurantes ficam mais cheios e que fazemos mais refeições fora de casa. Não é por isso que precisamos deixar a saúde de lado. Em uma cidade como São Paulo é possível fazer escolhas que levam em conta a saudabilidade dos pratos e que sejam, ao mesmo tempo, gostosas e festivas.
Além de fazer escolhas mais conscientes, muitas pessoas como eu, com alguma restrição alimentar, se deparam com o desafio de encontrar opções inclusivas nos menus escolhidos por colegas de trabalho, amigos e familiares. As mais comuns são as restrições à glúten, leite de vaca e seus derivados e pratos veganos. Para atender a estas demandas, muitos restaurantes, lanchonetes e pizzarias da cidade já estão criando suas versões adaptadas para estes públicos.
A minha mais recente descoberta foi o Restaurante Noah Gastronomia, que criou o cardápio Sugestões Noah, idealizado pelo presidente do Grupo Noah Gastronomia, Jorge Nishimura, com a participação da nutricionista Camila Borduqui, que ajudou na escolha estratégica dos alimentos. Entre as as opções de bebida, o menu inclui uma kombucha caseira com gás natural, com abacaxi, maracujá, maçã e água com pH 9,5. Todos os ingredientes são higienizados com ozônio.
O Menu Sugestões Noah inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa próprios, que não estão no cardápio a la carte. Entre os pratos principais estão o risoto de aspargos com legumes crocantes, o risoto de funghi secchi, ambos com fios de azeite de trufa branca e o karê rice, que acompanha um molho de curry com legumes e arroz japonês. Para completar os pratos, as opções de proteínas são: filé mignon bovino, suíno e frango, ou a opção vegetariana, de peixe com berinjela.
Saúde e sabor
Muitos ingredientes foram escolhidos de acordo com os benefícios que podem nos proporcionar, como o inhame, que está na base de todos os molhos das saladas da entrada e possui propriedades antioxidantes e digestivas. Uma das sobremesas é o gelato caseiro de manga com leite de côco e stévia, aromatizado com azeite de anis e canela, uma ótima opção para quem não consome leite de vaca e derivados.
Mercado brasileiro se rende aos 5 milhões de clientes veganos e oferece opções para este público
Segundo o CEO do Grupo Noah Gastronomia, Jorge Nishimura: "Esse cardápio representa não apenas uma seleção de pratos, mas uma experiência gastronômica que nutre o corpo e a alma. Nossa ênfase na gastronomia saudável e afetiva reflete nosso compromisso em proporcionar aos nossos clientes não apenas refeições, mas momentos de alegria e bem-estar. Cada prato foi cuidadosamente criado para oferecer não apenas nutrientes, mas também conforto emocional, porque acreditamos que uma boa comida não apenas alimenta, mas também acalma e eleva o espírito".
Eu estive na unidade Paulista, que fica na Rua Peixoto Gomide, e gostei muito do atendimento que recebi. Os pratos que experimentei estão no cardápio a la carte, uma salada da horta, um mix de folhas, crocante de rabanete, bastonetes de cenoura, tomate cereja, picles de cebola roxa e palmito, que estava muito fresquinha e gostosa. E um penne rústico ao caviar de berinjelas. Uma massa seca sem glúten, abobrinha marinada, tomate filetado, lâminas de alho e caviar de berinjela ao pesto brasileiro, que estava uma delícia.
O Noah Gastronomia conta com quatro unidades em São Paulo - Faria Lima, Morumbi, Paulista e Verbo Divino. O Menu Sugestões Noah está disponível de segunda a sexta-feira, no almoço e no jantar. É recomendado consultar o funcionamento de cada unidade.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.