O evento era somente para médicos-veterinários, mas como eu sou bem da metida, fui convidada para dar uma palestra sobre bem-estar no atendimento veterinário fear free. Já explico isso certinho.
Foram treze salas, com seis palestras por dia em cada uma delas, durante três dias de evento. Só para você ter noção do tamanho do evento. Isso sem falar que além das salas tinha a parte dos estandes das marcas.
Marcas participantes do CBA
O principal patrocinador do evento foi a Vetnil. O estande da marca foi em homenagem à cultura mineira. O espaço proporcionou uma experiência imersiva, trazendo como referência os principais pontos turísticos de Belo Horizonte - como as obras de Oscar Niemeyer na Pampulha -, além de um painel, criado pela artista muralista Carol Smocowisk, que se inspirou nos azulejos de Portinari para compor o cenário inserido no contexto pet.
No Prêmio Veterinário do Ano Vetnil® Anclivepa Brasil 2023, a empresa anunciou, durante a cerimônia de abertura no dia 22, o Médico-Veterinário Dr. Aguinaldo Francisco Mendes Júnior como vencedor da premiação.
Um momento muito aguardado no evento é a tradicional Festa Vetnil. Aberta a congressistas e convidados, a comemoração tinha entrada franca, mediante a doação de um quilo de ração (para cães ou gatos), que foram destinadas a três ONGs locais: GAPA, em Lagoa Santa; SEPA, em Betim; e Associação Bichos em Geral, sediada em Belo Horizonte (MG).
"Estamos muito felizes em anunciar que conseguimos arrecadar aproximadamente 3,5 toneladas de ração! As ONGs já retiraram os produtos para alimentar os animais abrigados. Desde o início dessa ação social, em 2022, já arrecadamos cerca de 10 toneladas de ração, que foram distribuídas entre nove ONGs regionais", informou Michelle Bertolini do Couto, gerente de marketing pet e institucional da Vetnil®.
Outro estande enorme foi o da BRF Pet, com as marcas Guabi, Biofresh e Gud. "Esse é o maior evento para médicos-veterinários do Brasil, que conta com uma grade robusta no congresso, incluindo os melhores profissionais do país falando sobre diferentes temas. Faz parte do nosso papel, como indústria de nutrição pet, apoiar a educação contínua, fomentando esse tipo de evento, o que reforça também o nosso compromisso com uma vida melhor para pets, vets e tutores. E, além disso, temos sempre o cuidado de seguir as inovações em pesquisa e desenvolvimento nutricional, principalmente acompanhando os profissionais que são referência na medicina-veterinária do Brasil" explica Mayara Andrade, médica-veterinária nutróloga da BRF Pet.
A marca patrocinou algumas palestras, dentre elas uma me chamou mais atenção: sobre obesidade. Já abordei esse tema várias vezes aqui no Blog, mas nunca é demais falar sobre algo que é tão preocupante para saúde dos pets.
A Professora Márcia Jericó apontou que a obesidade deve ser tratada como uma doença. É a doença nutricional mais importante do mundo moderno, a mais frequente, e é considerada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) humana e pela WSAVA, que é a Associação Mundial de Médicos Veterinários de Pequenos Animais. A obesidade é uma situação que compromete a qualidade e a longevidade da vida do indivíduo. Ou seja, ele vai ter menos qualidade de vida e vai ter um tempo de vida mais curto (em média, quatro anos a menos).
"Então, essas são as informações que nós, médicos-veterinários, devemos informar ao tutor do pet desde o momento que começamos a perceber que ele está ganhando peso ou que ele está em um ambiente que eu costumo chamar de obesogênico, um ambiente que proporciona obesidade, com muitos animais ou muitos tutores, oferta de alimento sem restrição, etc" alerta.
Outra palestra patrocinada pela marca foi com o especialista em felinos, Archiovaldo Reche Júnior, abordando a população felina e o crescimento do número de gatos no Brasil.
A PremieRpet, pela primeira vez, patrocinou o prêmio para os três melhores trabalhos científicos apresentados no CBA. Os vencedores apresentaram temas como hipotiroidismo, hérnia diafragmática e tumores no aparelho digestivo de cães.
A empresa também contribuiu com a grade científica do congresso, patrocinando palestras sobre pneumomediastino e doença renal crônica, ministradas pela Dra. Heloísa Justen e pela Dra. Fernanda Amorim, além do Simpósio de Nutrição, que contou com palestras de renomados profissionais, como Aulus Cavalieri Carciofi, Carla Maion, Fábio Alves Teixeira e Mariana Porsani.
"Investimento em ciência e conhecimento está no DNA da PremieRpet desde a sua fundação. Trabalhamos continuamente no desenvolvimento científico da nutrição de cães e gatos no Brasil e essa jornada inclui investir em eventos com o CBA, um dos mais importantes e representativos do nosso setor. É uma oportunidade única para os médicos-veterinários trocarem experiências e se atualizarem sobre produtos e conhecimentos que podem ajudá-los na rotina clínica", afirma Fernando Suzuki, diretor de marketing da PremieRpet.
Tudo isso para mostrar a diversidade de temas e atividades que aconteceram no congresso. Mas preciso puxar a sardinha para a Mars Pet Care, que me convidou para palestrar no evento. Além de um estande com diversas interações com o público, a marca garantiu ração e micro-chips como doação para ONGs do programa Pedigree Adotar é Tudo de Bom. Também levou a marca Optimum de alimentação seca e úmida para cães e gatos.
A marca também patrocinou algumas palestras, como um painel sobre as causas do abandono de animais, além da que eu ministrei sobre bem-estar. Confesso que o assunto comportamento ainda é de pouco interesse dos médicos-veterinários. Não só pelo público na minha palestra, mas também em outras abordando a mesma especialidade. Isso já era esperado, dado que não há matéria sobre o tema na faculdade de medicina-veterinária e poucos são os profissionais que entendem a necessidade de entender sobre o comportamento para um atendimento mais profundo e com baixo estresse.
Foi exatamente sobre o atendimento fear free que abordei na palestra. Essa é uma técnica que compreende a emoção do animal antes, durante e após o atendimento, respeitando seus limites, com a menor contenção possível. Ao observar e avaliar o comportamento e a linguagem corporal de cães e gatos podemos compreender o estado emocional bem como a possibilidade ou não de desconforto físico, como dor. Mas se o animal está com muito medo ou ansioso pelo ambiente novo, o médico-veterinário é capaz de buscar a melhor saída, que pode ser, inclusive remarcar a consulta ou prescrever medicação para uma nova avaliação.
Sei que parece utópico, mas diversos são os profissionais e centros que já utilizam a técnica no Brasil e no mundo. Esse é futuro da profissão: médicos-veterinários que compreendem não apenas a fisiologia do animal, mas também sua saúde mental e emoções.
Fiquei extremamente feliz de ver que o maior congresso para médicos-veterinários teve espaço para palestras sobre comportamento. Um grande avanço e mostra a tendência na profissão.
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