9 regras úteis e essenciais para arrumar a mala de bordo e viajar só com ela, segundo especialistas

Viajantes profissionais mostram o que fazer para sermos mais felizes e ágeis no deslocamento. Dicas incluem desde resistir a pegar uma última peça de roupa na saída até reservar algumas horas da viagem para passar numa lavanderia e levar uma ecobag dobrável

PUBLICIDADE

Por Natalie B. Compton (The Washington Post)
Atualização:

Carole Hopson, uma piloto da United Airlines, passou anos aperfeiçoando seu ofício enquanto fazia inúmeras viagens ao redor do globo. Eventualmente, ela percebeu que o tinha dominado. Não voar o 737 (ela também faz isso), mas arrumar as malas.

PUBLICIDADE

Antes de um voo recente para o Caribe, Hopson colocou sua mala em uma balança de bagagem. “Minha mala estava com 5 quilos”, disse ela. Anos de disciplina e sacrifício a levaram a esse ponto: nada de pegar outra roupa em cima da hora, nada de livros pesados com capa dura para a praia.

“Estou muito orgulhosa de mim mesma. Não foi sempre assim”, disse Hopson. “Evoluí para malas menores - descobri que quanto menos eu levo, melhor.”

Ao longo de quase uma década escrevendo sobre viagens, aprendi o mesmo. Levar menos coisas significa menos tempo desperdiçado despachando uma mala no aeroporto e buscando-a na retirada de bagagem (ou rastreando-a, caso tenha se perdido). Também há menos dinheiro gasto em taxas de bagagem despachada e menos peso para erguer até o compartimento superior da cabine.

Não precisamos igualar a conquista de 5 quilos de Hopson. Mas podemos aprender com ela e outros especialistas para nos tornarmos viajantes mais felizes e ágeis.

Seja implacável sobre o que não é essencial

A maneira mais fácil de exagerar é começar a arrumar as malas sem um plano. Quanto tempo é a viagem? Como é o clima? Você vai a restaurantes com estrelas Michelin ou vai ficar na comida de rua? Quantos pares de roupa íntima são razoáveis?

O viajante mais frequente do mundo é Tom Stuker, um consultor de concessionárias de carros de Nova Jersey, que acumulou mais de 23 milhões de milhas. Ele tem um método simples: em vez de arrumar a mala para milhões de cenários “e se”, leve apenas o que você absolutamente precisa, além de um conjunto reserva, e certifique-se de que seja fácil de lavar.

Publicidade

Ao arrumar a mala de bordo, escolhe apenas o que será essencial na viagem. Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com

Conforme você calcula essas necessidades, seja honesto consigo mesmo, diz Yolanda Edwards, fundadora da revista de viagens de luxo Yolo Journal. Se você realmente não gosta de malhar nas férias, pule as roupas de exercício. Enquanto faz essa reflexão, pense nas suas viagens passadas: quais foram os itens que você realmente precisou e o que poderia ter deixado para trás?

“Você vai ser aquela pessoa que, quando voltar para casa, vai dizer: ‘Não usei oito daquelas coisas, mas jurei que precisava delas’”, disse Edwards. “Tente lembrar todos esses erros de arrumação e não repeti-los.”

Considere um dia para lavanderia

Hopson normalmente viaja com duas camisetas. Essa abordagem minimalista funciona porque ela fica em hotéis com instalações de lavanderia.

Se seu hotel não oferecer essa comodidade, ainda assim você pode fazer uma lavagem decente na pia ou se aventurar nas lavanderias na cidade. Adorei minhas muitas aventuras paralelas para encontrar detergente e lavanderias abertas em diversos lugares, de Tóquio a Berlim. Claro, isso vai consumir algumas horas da sua viagem, mas é uma grande oportunidade para observar as pessoas, escrever cartões-postais ou apreciar aspectos comuns da vida local.

Escolha versatilidade em vez de volume

Levar menos não significa usar a mesma roupa todos os dias (embora recomendemos estabelecer um uniforme de viagem). Lembre-se da era da revista de moda Lucky (descanse em paz), quando éramos constantemente ensinados a misturar e combinar seu guarda-roupa para criar mais looks com menos.

“Muitas pessoas não gostam de repetir roupas, mas... você não precisa usar da mesma maneira exata”, disse a aeromoça Ashlee Loree. “Versatilidade é tudo quando se trata de moda e viagens, e garantir que também seja confortável.”

Macacões, vestidos e lenços são particularmente flexíveis, diz Loree, assim como conjuntos combinando em cores diferentes.

Publicidade

Edwards é superfã da calça Faye Flare Cropped da Ann Mashburn. Elas podem ser usadas com um blazer para uma aparência mais arrumada, mas são confortáveis o suficiente para serem usadas em voos longos. Stuker disse que “calças da Lululemon são muito confortáveis e versáteis para negócios e lazer.”

Encontre seu estilo de dobrar

Enrolar ou dobrar? Essa é a questão, especialmente porque alguns viajantes juram que enrolar suas roupas economiza mais espaço e causa menos rugas do que o “empacotamento plano”. Isso nem sempre é verdade. Camisetas e roupas íntimas ficam ótimas como um rolo apertado; trajes formais e suéteres volumosos? Nem tanto.

Edwards prefere um híbrido. “Gosto de enrolar todas as coisas que podem ser enroladas, e então eu dobro as coisas mais bonitas que não quero ter que passar e coloco isso por cima”, disse ela. Isso significa que itens como suas roupas de ginástica são enrolados enquanto blazers ou calças são dobrados.

Dobrar ou enrolar podem funcionar de formas diferentes para cada item de roupa. Foto: Kay A/peopleimages.com - stock.adobe.com

Stuker usa cabides de lavanderia e sacos de plástico para embalar algumas roupas e enrola o resto. Loree também é uma “enroladora”, mas sua mala de viagem também funciona como uma bolsa para roupas, então ela pode pendurar alguns itens também.

Loree acredita que o método de enrolar ocupa menos espaço, mas disse que os viajantes devem tomar sua própria decisão. “Se for mais fácil para você dobrar e isso ocupar menos espaço, faça o que funciona para você”, disse ela.

Use cubos de arrumação e sacos de compressão

Bolsas dentro de bolsas são cruciais para manter a organização durante uma viagem. Loree viaja com cubos de arrumação para separar sua roupa suja e sapatos das roupas limpas, assim como uma nécessaire que pode ser pendurada no banheiro.

Eu também adoro cubos de organização, mas minhas armas secretas são os sacos de compressão fáceis de usar. Uso-os para dividir categorias de roupas - roupa íntima e meias em um, roupas de ginástica em outro - e depois os coloco em um saco de compressão maior que pode encolher a carga para cerca de metade do seu tamanho original.

Publicidade

Mantenha itens essenciais na sua bagagem de mão

Se você está viajando com uma mala de rodinhas, corre o risco de ela ser despachada no portão. Prepare-se para esse destino infeliz mantendo itens críticos - medicamentos, valores - na sua “bagagem de mão” - mochila ou outra bolsa pequena o suficiente para guardar debaixo do assento.

Não dói manter outros itens essenciais por perto: uma troca de roupas, lanches, um carregador portátil e uma garrafa de água reutilizável.

Use seus sapatos e casacos mais volumosos

Como todos os itens volumosos, sapatos são o maior obstáculo para quem gosta de viajar leve.

Loree usa uma bolsa duffle com um compartimento para sapatos para guardar sandálias pretas de tiras e um par de tênis leves (você pode ter mais dificuldade para guardar vários pares se eles forem tênis super acolchoados ou botas). Se ela não está usando a duffle, acha mais eficiente começar a embalar a bagagem de mão com os sapatos no fundo e o resto dos itens por cima.

Edwards recomenda economizar espaço na bagagem de mão vestindo itens maiores - como casacões ou botas volumosas - no dia da viagem. “Qualquer que seja meu sapato mais pesado será o que eu usarei no avião”, disse ela.

Reduza os itens de toalete

Dependendo da sua rotina de beleza, as nécessaires podem ficar muito cheias rapidamente. Seja rigoroso sobre o que você pode deixar de fora ou use recipientes apropriados para viagem que atendam aos requisitos de bagagem de mão da Administração de Segurança no Transporte.

Monte uma necessaire com itens pequenos e essenciais. Foto: kostikovanata - stock.adobe.com

Loree compra recipientes de tamanho de viagem para seus produtos favoritos. Edwards pula a maquiagem e traz cerca de oito itens de toalete em um estojo da Muji. Hopson reduziu sua rotina: “Consegui diminuir minha bolsinha de maquiagem para mais ou menos o tamanho da minha mão”, disse ela.

Publicidade

O lembrete de Stuker: a maioria dos itens básicos de toalete pode ser facilmente substituída no percurso.

Leve uma bolsa reserva dobrável

Se você encheu sua bagagem de mão até o limite, ficará sem sorte se quiser levar para casa um terno novo de Hong Kong ou algumas garrafas de vinho da Toscana. Então, leve uma bolsa reserva para essas emergências de compras.

Loree sempre viaja com uma ecobag dobrável. Por anos, usei a Fold-Up Bag de nylon da Paravel, que é fechada com zíper até o tamanho de um Kindle e se desdobra em uma bagagem de mão adequada. É tão pequena que não tem por que não levá-la.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.