O termo adestramento positivo se tornou muito comum no mundo dos pais de pets. Mas, apesar de ser muito comentada, a prática ainda levanta muitas dúvidas. A técnica tem várias regras, mas a principal é não utilizar punições.
Será que o adestramento positivo realmente é mais eficaz que outras maneiras de adestramento? Entenda abaixo.
O que é adestramento positivo?
O adestramento positivo é uma ampliação do adestramento comum. O método de treinamento consiste em premiar os animais de estimação sempre que eles cumprirem uma tarefa corretamente. A recompensa pode ser feita de vários jeitos, como petiscos, ração, carinhos e até mesmo palavras agradáveis.
A diferença entre o adestramento positivo e o adestramento comum é que a técnica proíbe punições.
Como ensinar comandos básicos para cães?
A maneira mais prática de ensinar comandos básicos ao seu animal de estimação é utilizando o reforço positivo. Use um petisco como isca diante do focinho de seu cachorro, fazendo movimentos que o induzam a ficar na posição desejada. Quando o pet obedecer, entregue o alimento como recompensa.
Por exemplo, para ensinar um cachorro a sentar, pegue um petisco e deixe o pet farejar. Em seguida, eleve sua mão, fazendo com que o cão vire o focinho para cima para alcançar o petisco na posição. Ele precisará ficar sentado para isso e aprenderá o comando.
Quais são as vantagens do adestramento positivo?
O adestramento positivo consiste em não punir o cachorro quando não cumprir um truque e recompensá-lo quando executá-lo corretamente. A técnica ensina o animal de estimação a pensar que será recompensado quando fizer o certo. Ele não obedecerá o tutor apenas por medo do castigo ou repressão.
Leia também
Além disso, a técnica não faz com que o pet sofra, diferentemente de adestramentos que adotam punições.
Adestramento positivo funciona para todas as raças?
Sim, a técnica pode ser usada com cães de todas as raças, portes, temperamentos, níveis de energia e agressividade.