Recentemente, o Instagram e o X, antigo Twitter, foram tomados pela cor verde, acompanhados da palavra ‘brat’ que, em português, pode ser traduzida como “pirralha”. Muitos usuários podem não ter entendido o motivo, mas tanto a cor, como a expressão estão diretamente ligadas ao novo álbum da cantora britânica Charli XCX, lançado nesta sexta-feira, 7, nas plataformas de streaming.
A capa desse novo projeto da artista traz apenas um fundo verde limão acompanhado do nome, ‘brat’, escrito em fonte Arial, a mais simples, que pode ser encontrada em todos os programas de escrita. A ideia era provocar a indústria musical. Segundo uma publicação da própria artista, a explicação para essa escolha foi feita porque “a demanda constante por acesso aos corpos e rostos de mulheres em capas de álbuns é misógina e entediante”.
Leia também:
A imagem, de fato, despertou a atenção e a criatividade dos usuários da web, que rapidamente lotaram as redes sociais de reproduções que recriavam o design simples, gerando memes e brincadeiras. Só nos últimos dias, mais de 100 mil postagens referentes ao termo foram publicadas apenas no X.
Diversas marcas, como Globo, Multishow, Google, Netflix e Turma da Mônica entraram na brincadeira, publicando um fundo verde apenas com seu logo ou seu nome ao centro. Teve até quem relembrasse o meme recente ligado ao livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, escrevendo: “Memórias Póstumas de Brat Cubas”.
Com toda essa publicidade, o álbum da artista chegou aos streamings e tem tudo para ser um sucesso. Vale ressaltar que, ainda esse mês, no dia 22 de junho, Charlie virá ao Brasil para uma única apresentação na boate Zig Studio, na Barra Funda, em São Paulo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.