Está em crise? Conheça 6 livros de autoajuda para melhorar sua relação com o trabalho

A literatura pode ser uma boa aliada em momentos de crise. Confira títulos selecionados pelo ‘Estadão’ para aperfeiçoar habilidades, ganhar confiança e conquistar o bem-estar no ambiente de trabalho

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Foto do author Gabriela Caputo
A literatura de autoajuda pode ser uma boa aliada em momentos de crise no trabalho. Confira livros selecionados pelo Estadão para melhorar sua motivação e bem-estar profissional. Foto: Adobe Stock

Horas intensas de produtividade, pressão constante, dificuldade de comunicação, falta de perspectivas, síndrome do impostor... Esses são apenas alguns dos desafios frequentes no mundo do trabalho, que impactam o bem-estar profissional e, em alguns casos, podem levar a crises mais profundas. A literatura de autoajuda pode ser uma boa aliada para enfrentar momentos de tensão.

Confira abaixo 6 livros que oferecem lições sobre confiança, ideias para aprimorar suas habilidades e estratégias para lidar melhor com as adversidades do dia a dia no ambiente profissional:

‘Olhe de Novo’, de Tali Sharot e Cass R. Sunstein

A mesmice da rotina pode levar ao tédio e à dessensibilização. Nos acostumamos às coisas ruins e também às boas, parando de enxergar beleza no mundo ao redor. Os autores do livro, a partir de pesquisas científicas e outros insights, explicam por que isso acontece e sugerem caminhos para uma “desabituação”, o processo de voltar a ver brilho nas coisas - seja no trabalho, na vida íntima ou nas redes sociais.

  • Editora: Intrínseca (240 págs.; R$ 69,90; R$ 46,90 o e-book)

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Olhe de Novo, de Tali Sharot e Cass R. Sunstein (Intrínseca) Foto: Divulgação/Intrínseca

‘O Poder de Delegar’, de Donna M. Genett

Com viés prático, o livro mostra como líderes e funcionários sobrecarregados devem valorizar a delegação de tarefas. Quando feita de maneira eficaz, ela facilita a vida profissional e pessoal, permitindo um respiro. A autora ressalta a importância da comunicação para minimizar erros e elevar a confiança de uma equipe, o que garante maior tranquilidade na hora de delegar.

  • Editora: BestSeller (84 págs.; R$ 54,90; R$ 39,90 o e-book)
‘O Poder de Delegar’, de Donna M. Genett (BestSeller) Foto: Divulgação/BestSeller

‘Alquimia’, de Rory Sutherland

O autor, usando ferramentas da psicologia comportamental, tece reflexões sobre o “poder surpreendente das ideias que não fazem sentido”. Em outras palavras, sugere que é importante resistir ao impulso natural humano de racionalizar. Assim, romper com o pensamento lógico no ambiente corporativo, embora pareça contraintuitivo, permitiria alcançar a origem das frustrações e encontrar soluções mais criativas e eficazes para desafios cabeludos.

  • Editora: Objetiva (360 págs.; R$ 109,90)

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Alquimia: O poder surpreendente das ideias que nao fazem sentido, de Rory Sutherland (Objetiva) Foto: Divulgação/Objetiva

‘Pense rápido, fale melhor’, de Matt Abrahams

A comunicação é uma habilidade inata do ser humano, mas comunicar efetivamente ainda é um dos maiores obstáculos no cotidiano. Dos grandes discursos às ‘saias justas’, é fundamental desenvolver a habilidade de organizar as ideias com rapidez, domando a ansiedade, e compartilhá-las de forma clara, ainda mais em situações de surpresa ou pressão intensa. Em Pense rápido, fale melhor, o autor ensina como fazer isso na prática, em seis etapas.

  • Editora: Agir (296 págs.; R$ 59,90)
Pense rápido, fale melhor, de Matt Abrahams (Ed. Agir) Foto: Divulgação/Agir

‘Você Tem Valor’, de Jamie Kern Lima

A tal da “síndrome do impostor”, padrão de comportamento que nos leva a duvidar da própria capacidade, tem sido cada vez mais debatida. Você Tem Valor traz uma dose de inspiração: a autora é Jamie Kern Lima, fundadora de uma das maiores marcas de maquiagem dos Estados Unidos, que vendeu para a L’Oréal por 1,2 bilhão de dólares e se tornou a primeira mulher CEO da multinacional. Jamie não acreditava ser merecedora, e, para alcançar o sucesso, passou por um processo interno. A partir dessa experiência, a autora conduz o leitor por uma jornada em busca do autoconhecimento, do amor-próprio e da autovalorização.

  • Editora: BestSeller (322 págs.; R$59,90; R$39,90 o e-book)

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Você tem valor, de Jamie Kern Lima (BestSeller) Foto: Divulgação/BestSeller

‘A Mente do Amanhã', de Gabriella Rosen Kellerman e Martin Seligman

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“Como alcançar sucesso no trabalho com resiliência, criatividade e conexão em um futuro incerto?” é a pergunta que os autores, acadêmicos da área de psicologia e saúde mental, buscam responder neste livro. As vorazes mudanças tecnológicas e as inúmeras incertezas têm tornado o ambiente corporativo cada vez mais estressante e até tóxico - um processo que tende a se intensificar. Com base na ciência comportamental, o livro oferece dicas práticas e exemplos reais sobre como se adaptar ao mundo do trabalho, por meio de habilidades como resiliência e agilidade cognitiva, prospecção, inovação, adaptabilidade, motivação e mais.

  • Editora: Objetiva (357 págs.; R$ 89,90)
A Mente do Amanhã, de Gabriella Rosen Kellerman e Martin Seligman (Objetiva) Foto: Divulgação/Objetiva
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