Golden Retriever: Por que essa raça é conhecida por ser tão amigável e companheira?

Esses cães, apesar de serem de grande porte, são ótimas para famílias que querem um amigo de quatro patas, mas eles também precisam de cuidados especiais

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel Silveira

Lindos, “loiros”, altos, divertidos, carinhosos e fofos, muito fofos. Os Golden Retrievers são assim. Companheiros, os cães desta raça são ótimos para ter em casa, fazendo companhia para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. No entanto, antes de escolher esses bichinhos, é necessário saber que eles exigem alguns cuidados.

Goldens Retriever têm fama de serem companheiros e ótimos para a vida em família. É verdade? Foto: Eva/Adobe STock

“Tenha espaço e tempo disponíveis, certifique-se de ter tempo para exercitá-los e espaço para que possam se movimentar”, essa é a primeira dica do veterinário Pedro Risolia, da Petlove. Ao mesmo tempo em que eles precisam de atividade física, eles também são extremamente carinhosos.

É verdade que Golden Retrievers são companheiros?

De acordo com Pedro, cães da raça Golden Retriever são, na sua grande maioria, extremamente amigáveis e carinhosos. “São bastante sociáveis e geralmente se dão bem com todos, incluindo crianças e outros animais. São cães leais, afetuosos e adoram estar perto da família”, diz o profissional. Essa personalidade os torna excelentes cães de companhia e muito populares para casas com crianças de todas as idades.

Qual é o nível de energia desses cães?

Golden Retrievers são cães de médio a alto nível de energia. “Eles adoram correr e brincar, especialmente atividades que envolvem buscar objetos”, comenta Pedro. Embora tenham muita energia e sejam animais de grande porte, são muito adaptáveis. Conseguem viver em apartamentos, mas desde que recebam exercícios e estimulação mental suficientes. “Quanto às crianças, essa raça é famosa por ser excelente com elas: são pacientes, gentis e protetores. No entanto, sempre é bom supervisionar a interação entre cães e crianças pequenas para garantir segurança”, continua o profissional.

Publicidade

Cães da raça Golden Retriever precisam de atividade física e passeios porque têm um nível de energia de médio para alto.  Foto: Mat Hayward/Adobe Stock

Como lidar com a pelagem farta?

PUBLICIDADE

A pelagem densa merece atenção especial para tutores de cães dessa raça, já que ela exige cuidados para evitar emaranhados e queda excessiva de pelos. O veterinário recomenda escovação frequente. “O ideal é escová-los de três a quatro vezes por semana para remover os pelos mortos e prevenir nós.”

Pedro também diz que eles não precisam de banhos frequentes, sendo uma vez por mês, geralmente, suficiente. Banhos em excesso podem ressecar a pele do animal. “Embora não seja necessário tosa completa, pode-se aparar as áreas ao redor das patas e da cauda para manter um visual limpo. Nunca é indicado raspar completamente a pelagem, pois ela tem função de proteção”, complementa o profissional.

Existem cuidados específicos para cães dessa raça?

Como os Golden Retrievers são cães com muita energia, eles precisam de exercícios diários, como caminhadas, corridas e brincadeiras. Uma quantidade de exercício insuficiente pode levar ao ganho de peso e problemas comportamentais. “É importante evitar o sobrepeso, que pode ser comum na raça, oferecendo uma dieta equilibrada e controlada em quantidades”, diz Pedro.

Alguns cães são propensos à displasia de quadril e cotovelo, que é um crescimento anormal das células nesses lugares. Por isso, o controle do peso e evitar o excesso de saltos e movimentos repetitivos são essenciais para o bem-estar desses cães. “Devido às orelhas caídas, eles têm tendência a infecções de ouvido, por isso é fundamental limpar regularmente”, aponta Risolia.

Publicidade

Goldens precisam de muito amor e atenção por se apegarem facilmente aos membros da família. Foto: HBS/Adobe Stock

Dicas para famílias que querem adotar um Golden Retriever:

Para quem quer ter um Golden Retriever em casa, o veterinário dá algumas dicas

  • Tenha espaço e tempo disponíveis: certifique-se de ter tempo para exercitá-los e espaço para que possam se movimentar. Mesmo em apartamentos, é fundamental oferecer passeios e brincadeiras diárias.
  • Treinamento e socialização são importantes: mesmo que sejam naturalmente amigáveis, é importante começar o treinamento e a socialização desde cedo. Eles respondem bem a comandos e são muito inteligentes, o que facilita o aprendizado.
  • Crie rotinas: eles prosperam melhor, tanto em termos de horários de alimentação quanto de exercícios.
  • Muito amor e atenção: Goldens são cães que necessitam de companhia e se apegam muito à família. Se você tem uma rotina muito agitada e pouco tempo em casa, pode ser difícil atender às necessidades emocionais dessa raça.

O profissional finaliza: “adotar um Golden Retriever significa trazer para casa um cão dedicado, amoroso e ativo, mas que requer compromisso com sua saúde física e mental”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.