‘Sephora kids’: Entenda o fenômeno do TikTok e o polêmico uso de maquiagem por crianças

Segundo especialistas, mundo digital pode influenciar a percepção de meninas sobre o próprio rosto; elas querem cremes rejuvenescedores e até corretivos e têm o apoio dos pais

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Por Julie Pacorel
Atualização:

AFP - No TikTok são conhecidas como “Sephora Kids” meninas entre 8 e 12 anos que, incentivadas por seus pais, somam milhões de seguidores mostrando suas compras de maquiagem e sua rotina de “skincare”, uma tendência que a longo prazo pode afetar sua saúde física e mental.

Essas meninas, em muitos casos americanas, aparecem nas redes gritando de alegria diante de creme hidratante e “rejuvenescedor” ou implorando às mães por um corretivo. “É esse que eu vi no vídeo, quero, quero!”, diz uma delas.

Cresce a tendência das 'Sephora Kids' nos Estados Unidos Foto: @sephora Via Instagram e @extensionbarla Via TikTok

Há polêmica nas redes, principalmente pelos preços dos produtos, um dos cremes preferidos das meninas “tiktokers” ultrapassa os 80 dólares (cerca de R$ 400 na cotação atual).

“Como essas meninas podem gastar o equivalente ao meu salário em produtos de beleza?”, pergunta um vendedor da Sephora nos Estados Unidos.

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A marca, do grupo francês LVMH, não respondeu às perguntas da AFP.

Aparentemente, o fenômeno está limitado por enquanto aos Estados Unidos, onde uma das “Sephora Kids” mais conhecidas é North West, de dez anos, filha de Kim Kardashian.

Bonecas

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Os produtos divulgados nesses vídeos, apesar de serem embalados em cores suaves, contêm substâncias agressivas como o retinol, destinado a peles maduras, apontam especialistas.

“Cada vez mais crianças usam cosméticos para adultos. Muitos dos pais que vão à consulta nem sabem que existe um risco e confiam mais nos influenciadores de beleza do que no próprio médico”, disse à AFP o dermatologista americano Danilo Del Campo.

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Ele tem percebido “um aumento de consultas por reações cutâneas e problemas derivados do uso indevido destes produtos (…) a pele jovem é mais delicada e mais sensível a irritações”.

A pele funciona como uma barreira e devemos evitar danificá-la com produtos inadequados ou expô-la precocemente aos produtos químicos contidos nesses cosméticos, alerta o dermatologista.

Del Campo também mencionou “problemas de autoestima em crianças que sentem necessidade de corrigir defeitos que nem sequer existem”.

No TikTok, algumas mães afirmam que é apenas uma “brincadeira”.

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Para Michaël Stora, psicanalista especialista em práticas digitais, “essas meninas não brincam com bonecas como seria de esperar em sua idade, as bonecas são elas”.

Stora garante que o fenômeno era previsível no contexto atual de crianças expostas nas redes sociais desde o nascimento.

Solène Delecourt, professora de Berkeley e especialista em desigualdades sociais, acredita que estes vídeos “podem reforçar e perpetuar uma representação muito estereotipada de meninas e mulheres”.

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