Será que você é demure? Entenda a nova trend do TikTok

O adjetivo usado geralmente para caracterizar uma mulher reservada virou a palavra semi-irônica da moda nas redes sociais; profissionais do ‘NYT’ refletem sobre o surgimento da tendência e seus significados

PUBLICIDADE

Por The New York Times

Você não é a única pessoa que abriu o TikTok nas últimas semanas e sentiu que, de repente, todo mundo está usando a palavra demure [algo como “recatada”, “discreta”, “modesta”, “decente”].

Seu café da manhã com só um pouquinho de leite? Recatado. A maneira como você se senta graciosamente no metrô? Muito recatada. Seu hábito de passar fio dental nos dentes depois do almoço no banheiro do escritório antes de voltar ao seu cubículo? Absolutamente, totalmente recatada.

Rumer Glenn Willis, filha de Bruce Willis, entrou na trend do 'demure'. Foto: Reprodução de vídeo/@rumerwillis/Instagram

Ao que parece, esse adjetivo geralmente usado para caracterizar uma mulher reservada virou a palavra semi-irônica da moda nas redes sociais. Em 2 de agosto, uma criadora do TikTok chamada Jools Lebron publicou um vídeo com dicas sobre como controlar a maquiagem e o suor no rosto. E como ser recatada.

Publicidade

PUBLICIDADE

Pouco depois, naquele mesmo dia, ela publicou outro vídeo, que foi visto 4 milhões de vezes, dando dicas sobre como ser recatada no trabalho. “Muito recatada, muito cuidadosa”, diz ela, explicando suas escolhas de perfume, roupas e penteados. Desde então, Lebron postou mais vídeos falando sobre como ser recatada em todo tipo de situação, como salões de beleza, hotéis e shows de drags.

LeBron, que não respondeu aos pedidos de comentário, é uma das várias criadoras trans no TikTok cujo uso brincalhão de demure em vídeos recentes ajudou a palavra a pegar entre outras pessoas na rede.

“Muitas divas recatadas vieram antes de mim”, disse Lebron em outro vídeo, citando duas outras criadoras de conteúdo e também Venus Xtravaganza, artista trans que apareceu no influente documentário Paris Is Burning.

Jennifer Lopez (esq.) e Lily Collins (dir.) já entraram na trend "demure", que teve início com áudio da influenciadora Jools Lebron (ao centro) no TikTok. Foto: Reprodução/TikTok/@jlo, @joolieannie e @buzzfeed

Integrantes da editoria de estilo do New York Times se reuniram para discutir como agora parece que tudo pode ser definido como recatado.

Publicidade

  • Madison Malone Kircher: Vamos começar com a grande pergunta que está na cabeça de todo mundo: o que significa demure hoje em dia?
  • Callie Holtermann: A cada poucas semanas, uma nova palavra começa a ser repetida ad nauseam nas redes sociais, com sentidos que não têm muito a ver com sua definição original. Na semana passada, essa palavra era brat [algo como “moleca”, “fedelha”, “pirralha”]. Esta semana é basicamente o oposto: demure.
  • Gina Cherelus: No sentido original, uma pessoa recatada é reservada e modesta, então é fascinante ver como a palavra se desviou de seu significado. Agora as pessoas nas redes sociais estão usando o termo para definir seu estilo de vestir, seu cabelo ou até mesmo seu simples pedido de café com leite.
  • Melissa Guerrero: Também já vi gente usando a palavra para descrever boas maneiras, hábitos de limpeza e seus limites em relação às outras pessoas.
  • Cherelus: Acho que demure seria uma pessoa cuidadosa, talvez até fofa?
  • Malone Kircher: Isso mesmo, Gina, também parece haver uma constelação de palavras relacionadas: “cuidadosa”, “fofa”, “respeitosa”, para citar algumas.
  • Anthony Rotunno: Alguns desses termos trazem à mente outra palavra da moda: “saudável”. O que faz com que algo seja recatado versus saudável?
  • Malone Kircher: Recatado parece muito mais feminilizado.
  • Holtermann: Recatado não é ousado nem chamativo. É colocar o cabelo atrás da orelha. É uma gola Peter Pan. É comer framboesas!
  • Malone Kircher: Comer recatadamente!
  • Holtermann: Não acho que quem anda usando esse termo nas redes sociais esteja realmente pressionando para que as pessoas – especialmente as mulheres – sejam mais contidas e reverentes. Acho que é um pouco de tudo.
  • Guerrero: Acho que o termo traz um toque de sarcasmo. Não sei se acontece a mesma coisa com “saudável”.
  • Holtermann: As pessoas dizem demure com uma piscadela: sei que este é um afeto que geralmente associamos à feminilidade, mas vou subvertê-lo um pouco, usá-lo para definir meu pedido de café ou minha Real Housewife favorita.
  • Cherelus: O que também está acontecendo é que as pessoas estão adaptando o termo para si mesmas com outras palavras e expressões, na tentativa de provar que são melhores do que as outras pessoas. É um negócio meio competitivo. Por exemplo, você pode usar o cabelo com cachos grandes, mas eu uso um coque apertado porque sou recatada, não exagerada.
  • Malone Kircher: Patrick Ta, o maquiador, convidou Lebron para um evento da marca em Nova York nesta semana, o que parece ser um bom exemplo de como as coisas que viralizam logo viram produtos corporativos nos dias de hoje.
  • Rotunno: A máquina de transformar palavra da semana em marketing ataca novamente! Quando foi a última vez que vocês usaram a palavra “recatado” antes da semana passada? Parece tão antiquada.
  • Cherelus: Quase nunca, mas o TikTok me lembrou que Emily Gilmore, da série Gilmore Girls, certa vez se referiu a Rory como recatada. Então, sim: antiquada.
  • Guerrero: Recatada é uma palavra que já ouvi as filipinas da minha família usarem.
  • Malone Kircher: Parece ser o oposto de tudo o que é brat. Seria o fim do “verão moleca”?
  • Rotunno: Se Jake Tapper disser “recatado” na CNN, ou se o senador Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, disser a palavra enquanto estiver dirigindo trator, a resposta é sim.
  • Holtermann: Tenho certeza de que os artigos de opinião estão chegando, mas, por enquanto, parece bem irônico. Ainda assim, aposto que Tim Walz vai ser descrito como “recatado” em menos de uma semana.
  • Malone Kircher: Tim Walz é recatado? Não responda. Temos visto várias tendências – coquette, a ascensão da trad wife – que enfatizam o ultrafeminino. Essas coisas estão relacionadas?
  • Holtermann: A maneira como a palavra está sendo usada agora parece ter a ver com aquele grande movimento da internet no verão passado: girl dinner, hot girl walk. Acho que a palavra está sendo usada de uma forma mais ampla do que a definição original. Algumas dessas coisas não são tímidas nem modestas de verdade.
  • Malone Kircher: Exatamente. Fazer vídeos para milhões de pessoas na internet não é nem um pouco recatado.
  • Holtermann: Parece um jeito de estabelecer os próprios parâmetros de feminilidade (e talvez até mesmo zombar dos parâmetros antigos). As trad wives podem ser recatadas no sentido literal, mas as pessoas que estão usando a palavra nas redes agora vão esticar e remodelar sua definição para algo que lhes pareça mais autêntico – ou pelo menos divertido.

Este artigo foi originalmente publicado no New York Times. / TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.