
E aí, beleza?
2025 chegou trazendo algumas tendências de grooming para homens que prometem trazer novos visuais, produtos melhor adaptados às necessidades individuais e integração da tecnologia nos cuidados pessoais. O autocuidado é a palavra-chave e o que vai pautar 2025 nesse setor. Há um aumento na preocupação com a aparência e o cuidado com a pele. Produtos específicos para o tipo de cabelo e barba, além de uma rotina de cuidados com poucos e bons produtos, são essenciais.

Veja dez tendências que serão as grandes apostas para este ano:
- Cortes de cabelo variados: estilos como o old money, pompadour, low fade, mullet, buzz cut, mod cut, flat top e nudred estão entre os favoritos do homens. Cada um desses cortes oferece uma combinação de sofisticação, modernidade e versatilidade.
- Maquiagem masculina: a maquiagem para homens continua a ganhar popularidade e tende a ser mais discreta, valorizando traços naturais e proporcionando um acabamento mais mate e lábios naturais. Produtos como máscaras de cílios e glosses transparentes ou levemente rosados estão em alta. Primer hidratante e pó translúcido para um acabamento de "pele de pêssego" passam a integrar a rotina de grooming, bem como bases leves e fluídas para disfarçar as olheiras. Há um foco crescente em cuidados com a pele, com produtos que realçam a beleza natural e promovem a saúde dela.
- Cor do ano: a exemplo do que tem acontecido na moda, o tom Pantone mocha mousse e o marrom em todas as escalas estarão em destaque, tanto no packaging dos produtos, como nos cabelos, nas barbas e em bases para tonalizar a pele e disfarçar imperfeições e até dar uma impressão de "beijado de sol".
- Barba: barbas mais curtas e bem definidas, como a stubble e a fade, estarão em alta. Para quem prefere algo mais cheio, barbas arredondadas e com linhas suaves continuam fortes. Mas os fios sempre bem tratados, com bálsamo ou óleo para hidratá-los. As barbearias continuam a promover uma experiência num ritual que vai além da tríade "barba, cabelo e bigode", elevando o tratamento com ambientes descolados e atendimento especializado. A Marvel Barbershop by Corleone é um exemplo onde tradição e inovação caminham lado a lado, oferecendo um ambiente exclusivo que não apenas cuida do cliente, mas também o transporta para o universo dos maiores super heróis da Disney. Há, ainda, uma linha inteira de produtos especializados nos cuidados da barba.
- Personalização e tecnologia: a utilização de inteligência artificial para criar experiências de beleza personalizadas está em ascensão. Ferramentas como espelhos inteligentes e aplicativos de diagnóstico de pele em tempo real oferecem recomendações adaptadas às necessidades individuais, permitindo rotinas de cuidados mais eficazes.
- Lifting facial não-invasivo: mais resultado e menos dor. Mais que esticar a pele, muitas pessoas desejam eliminar os sinais de envelhecimento que surgem no rosto, como as rugas, linhas de expressão, flacidez e bolsas de gordura. Um dos procedimentos mais eficazes para essa finalidade é o lifting facial, trazendo um melhor aspecto para o contorno da face, além de uma aparência jovial e agradável. Os resultados são satisfatórios e podem, na maior parte dos casos, substituir aqueles do lifting facial cirúrgico, mas com o benefício de não serem necessários cortes e a recuperação que o procedimento cirúrgico demanda. O ultrassom microfocado de alta intensidade (HIFU) tem sido bastante utilizado nestes procedimentos estéticos, com resultados visíveis logo na primeira sessão; o Liftera tem sido o tratamento que ganhou destaque no mercado pela sua tecnologia HIFU digital não invasiva, projetada especificamente para levantar, refirmar e marcar o contorno facial.
- Intimidade particular: as partes íntimas dos têm ganhado aliados no que tange ao grooming, com gamas inteiras de produtos desenvolvidos especialmente para a sensibilidade da região íntima masculina. Desodorantes e loções com tecnologia antitranspirante e antiodor começam a aparecer na rotina diária do homem, com marcas como a Manclub inovando em cuidados masculinos no mercado.
- Beleza em cápsula: de olho na demanda de consumidores que buscam equilíbrio, energia e bem-estar, as marcas estão lançando produtos inovadores para saúde e qualidade de vida. É o caso da Omix que acaba de lançar três novos suplementos: Hepatomix, Resveratrol e Teanina, focados no bem-estar físico e mental. Desenvolvido para otimizar o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, o Hepatomix se destaca por sua ação antioxidante e contribuição para o sistema nervoso. O suplemento auxilia ainda na produção de glóbulos vermelhos, promovendo saúde cardiovascular e vitalidade. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o Resveratrol, por sua vez, protege as células contra radicais livres, melhora a saúde arterial e reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, protege contra danos celulares, reduz inflamações e oferece suporte às articulações. Com uma fórmula que combina teanina e triptofano, o Teanina é ideal para quem busca relaxamento sem sedação. O produto melhora o foco e atenção durante o dia e contribui para o sono mais profundo à noite, promovendo bem-estar emocional.
- Perfumes de nicho: a perfumaria chega mais forte do que nunca em 2025, com a aparição de marcas mais nichadas, com fragrâncias especiais e com maior concentração de óleos essenciais, garantindo assim uma maior fixação na pele e durabilidade. Fugir do óbvio tornou-se uma tendência global e o layering é uma prática real: diferentes fragrâncias são combinadas, aplicando-se camadas de perfumes para criar um aroma único e personalizado. Em vez de usar apenas um perfume, as pessoas misturam diferentes notas para alcançar uma combinação que reflete seu estilo pessoal ou que se adapta a diferentes ocasiões.
- Produtos multifuncionais: produtos para cuidados com a pele, como cremes hidratantes com protetore solare, por exemplo, continuarão a ser essenciais para manter uma aparência saudável e jovem, mas com a praticidade do dia a dia.

"Na era do rejuvenescimento natural, usar os dermocosméticos biomiméticos com a pele no skincare, quer dizer, que a pele reconheça como se fizessem parte dela, é também a trend do momento", destaca a Dra. Ludmila Bonelli, cosmetóloga, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle Cosmética Avançada.
Na rotina de cuidados com a pele masculina, a multifuncionalidade destes dermocosméticos é fundamental para sua praticidade. "Escolher produtos que associem estes ativos biomiméticos em um só 'pote' para tratar o rejuvenescimento celular, facilita o dia a dia e ainda trata a pele profundamente ao mesmo tempo. A escolha de produtos que tenham tecnologia de permeação profunda na pele e que sejam bioestimuladores de colágeno - a estrutura mais importante também na pele masculina -, como por exemplo, o ácido hialurônico que hidrata o colágeno, os peptídeos que regeneram o colágeno e a vitamina C que é antioxidante protetora do colágeno associados, criam uma multifuncionalidade de respostas celulares no cuidado diário da pele do homem", enfatiza Ludmila.
Essas tendências mostram que os homens estão cada vez mais preocupados com a imagem que passam e estão dispostos a experimentar novos estilos e cuidados, num movimento claro em direção a um visual mais natural, moderno e sustentável.