Para falar sobre moda e gestão, precisamos começar entendendo que gestão significa conduzir uma empresa em direção a determinados objetivos. Portanto, não tem gestão sem compreensão dos objetivos estratégicos dos negócios.
E, como os negócios precisam ser financeiramente sustentáveis, esses objetivos envolvem, de muitas formas, a questão financeira.
Nesse ponto já temos um grande desafio na moda: parte importante dos fundadores de empresas de moda está muito relacionada com os aspectos criativos ou de marketing, tendo poucos conhecimentos e habilidades no assunto finanças.
Na hora de definir objetivos estratégicos é necessário compreender o que pode levar seu negócio a ter mais resultado conforme os recursos que se tem disponível. E gerir significa tentar usar esses recursos de forma eficaz e eficiente.
Um negócio de moda tem algumas peculiaridades que, geralmente, fazem com que os seguintes aspectos devam ser geridos com MUITA atenção:
- Marketing e vendas -> moda tem muita imaterialidade envolvida, de forma que comunicar o intangível é fundamental para atrair clientes e se apropriar de mais valor agregado.
- Mix de produtos e composição do estoque -> negócios de moda lidam com uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. E eles são parcial ou totalmente substituídos ao fim de cada coleção. Se a gestão de estoque for medíocre, os resultados podem ser catastróficos.
- Precificação, posicionamento e margem -> buscar aumentar a margem bruta (equivalente a buscar mais markup médio efetivo) pode ser um ponto crítico para ter um modelo de negócios sustentável. Muitas empresas tentam concorrer em espaços concorrenciais nos quais nunca serão lucrativas e perdem energia com isso!
O ponto crucial é que esses três aspectos exigem a conciliação de habilidades criativas e de promoção de percepção de valor de mercado com a visão financeira e foco em resultados.
Além disso, essas três frentes precisam ser analisadas de forma integrada. Se alguma delas não estiver sendo trabalhada, as outras podem não fazer sentido.
Unir profissionais de diferentes conhecimentos em uma linguagem comum para buscar resultados é um grande desafio do mercado e, em especial, dos pequenos empreendedores.
Por Marília Carvalhinha, coordenadora da pós-graduação em Fashion Business do Centro Universitário FAAP
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