A influenciadora digital Aline Gotschalg, ex-participante do BBB 15, contou estar com paralisia na corda vocal direita após ter feito uma cirurgia para a retirada de um tumor na tireoide.
Aline compartilhou um texto nos stories do Instagram nesta segunda-feira, 3, em que relatou sobre o momento em que percebeu as alterações na voz e o tratamento que está realizando após o diagnóstico.
“Resolvi escrever esse texto para compartilhar com vocês tudo o que eu tenho vivido”, disse. A influenciadora afirmou que chegou a começar a gravar um vídeo sobre o assunto, mas ressaltou que falar “é um esforço muito grande” para ela.
A ex-BBB contou ter recebido o diagnóstico de câncer de tireoide em maio durante uma viagem no exterior. “Foi devastador. Não poder abraçar minha família naquele momento foi a parte mais difícil”, relembrou.
Ela ainda relatou sobre o medo que sentiu antes da cirurgia de tireoidectomia, realizada no início de agosto, três meses após o diagnóstico.
“Mesmo sendo difícil, não desisti um segundo sequer. Inclusive, foram todos esses sentimentos que me fizeram muito querer viver”, escreveu.
A cirurgia acabou bem sucedida e Alice disse ter sentido uma sensação de felicidade “inexplicável” após a retirada do tumor. “Talvez só quem passe por isso saiba o que é esse sentimento”, comentou.
Um mês e meio após a intervenção, a ex-BBB fez uma endoscopia que confirmou uma gastrite erosiva de antro e, no dia seguinte, começou a sentir alterações na voz.
A influenciadora começou a ter crises de ansiedade por perder a voz “do nada” e, apesar de ter feito diversos exames e tratamentos, não conseguiu recuperá-la.
“Vocês conseguem imaginar o desespero que é, da noite para o dia, você perder sua voz? É nosso principal meio de comunicação e, no meu caso, é minha ferramenta de trabalho”, apontou.
Ela chegou, inclusive, a pensar que o fator era “emocional”, já que estava com uma viagem marcada para Paris para participar da Semana de Moda.
Um dia antes de embarcar, porém, a influenciadora perdeu totalmente a voz e teve que cancelar a ida à França. “Doeu muito. São meses de trabalho e várias pessoas envolvidas”, relatou.
Após os acontecimentos, ela teve de se afastar da internet e cuidar “da voz e do emocional”. Depois de vários exames, Aline descobriu que a causa era a paralisia na corda vocal causada pela cirurgia.
“Não é uma paralisia completa, mas minha corda vocal direita não ‘fecha mais’ a ponto de encontrar a direita e eu conseguir falar”, explicou.
A ex-BBB disse ser comum essa perda de voz após a tireoidectomia, mas o que intriga os médicos, segundo ela, é a demora no aparecimento do sintoma.
A influenciadora vem fazendo um tratamento com uma fonoaudióloga e está sendo acompanhada para que intervenções cirúrgicas não sejam necessárias.
Por fim, Aline disse estar bem, agradeceu às mensagens que recebe e pediu para que os seguidores “valorizem o fato de estarem vivos, com saúde”.
“Se você tem saúde, seja grato por tê-la. Seja grato pelo seu corpo e por cada função que ele exerce e cuide dele”, finalizou.