Atriz de ‘Friends’ relata dores por esclerose múltipla: ‘Eu me deito na cama gritando’

Conhecida por papéis em ‘Friends’ e ‘Disque Amiga para Matar’, atriz falou também sobre a falta de coordenação motora decorrente da doença, e algumas alterações de humor

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Christina Applegate fala sobre esclerose múltipla Foto: @deadtome via Instagram

Christina Applegate revelou em seu podcast, MeSsy, ter dificuldades para lidar com a esclerose múltipla (MS) na sua rotina. Ela, que interpretou a irmã de Rachel Greene em Friends, expressou ter problemas com a coordenação motora e com dores agudas.

PUBLICIDADE

“Eu me deito na cama gritando, com dores agudas. [Com] muita dor”, disse na terça-feira, 5, com relação às crises de dor advindas da esclerose. “Eu mal consigo segurar meu celular algumas vezes. Eu vou tentar pegar meu celular, ou ligar a televisão, ou qualquer outra coisa, e não consigo. Às vezes, eu não consigo segurar [os objetos]. Não consigo nem abrir garrafas agora”.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune crônica que, segundo a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), faz com que o sistema imunológico ataque as células do próprio corpo. Os sintomas variam a depender da área afetada, mas a falta de coordenação, as crises de dor, a fadiga e as alterações de humor são comuns na maior parte dos pacientes.

Sobre os sintomas, a atriz também relatou, em outro episódio do podcast, que possui alterações de humor constantes: “Eu estou muito depressiva agora [...] Sinto que estou presa nessa escuridão, que eu não sentia há uns 20 anos”.

A atriz foi diagnosticada em 2021, ao mostrar que utilizava uma bengala para andar. Vencedora do Emmy, ela também foi protagonista de séries como Disque Amiga Para Matar e Samanta Who?.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.