A empresária e ex-participante do Big Brother Brasil, Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, foi eleita pela indústria publicitária como a influenciadora mais relevante do Brasil, superando até mesmo a artista Anitta - que ficou em segundo lugar na pesquisa.
O estudo, conduzido pela multinacional de marketing Scopen e divulgado pelo Meio e Mensagem, entrevistou 101 profissionais responsáveis pelo setor de marketing de influência em grandes empresas e 28 agências especializadas entre julho e novembro de 2023. Para montar a lista, os profissionais consideraram fatores como visibilidade, awareness e engajamento.
Leia também:
Além de Boca Rosa e Anitta, outros influenciadores listados foram, em ordem: o humorista Matheus Costa, o TikToker Raphael Vicente, a influenciadora de luxo Silvia Braz, o YouTuber Lucas Rangel, a YouTuber e consultora Nath Finanças, o streamer Casimiro, o humorista Esse Menino, o influenciador esportivo e ex-BBB Fred Bruno, a blogueira Giovana Ferrarezi, e as influenciadoras Karol Pinheiro e Maqui Nóbrega.
O sucesso de Boca Rosa
A jornada de Boca Rosa começou aos 16 anos com publicações sobre beleza nas redes sociais, um tema altamente valorizado pelos anunciantes, consolidando seu destaque no cenário digital.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/PH5VGZY2VNC4VLUSAVOMMS3LGQ.png?quality=80&auth=bce4cf5dc21c11f58c538ac5e29d27b5186140ea156bd7db0f602056614eb5cf&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/PH5VGZY2VNC4VLUSAVOMMS3LGQ.png?quality=80&auth=bce4cf5dc21c11f58c538ac5e29d27b5186140ea156bd7db0f602056614eb5cf&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/PH5VGZY2VNC4VLUSAVOMMS3LGQ.png?quality=80&auth=bce4cf5dc21c11f58c538ac5e29d27b5186140ea156bd7db0f602056614eb5cf&width=1200 1322w)
Inicialmente, seus tutoriais de maquiagem caracterizavam-se pelo uso de batons cor-de-rosa - que eventualmente inspiraram o nome de seu canal e principal marca, a Boca Rosa Beauty. Com o tempo, a influenciadora desenvolveu um método próprio de interação com os fãs.
“Foi assim que comecei a me comunicar e conhecer meu público, entendendo o que eles gostariam de assistir, seja em termos de publicidade ou projetos. Hoje, tudo é criado dentro da minha holding”, compartilhou a empresária em 2023 ao Meio & Mensagem.
Em 2013, Bianca se tornou a influenciadora a participar do tradicional Café da Manhã com Ana Maria Braga no programa Mais Você.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/TQEFH3D3IBOVZN4DQXHYVX4IRU.jpg?quality=80&auth=168266717ec539597d39b909b7f1969eba7abd83f4592a4c162666b0f37b7683&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/TQEFH3D3IBOVZN4DQXHYVX4IRU.jpg?quality=80&auth=168266717ec539597d39b909b7f1969eba7abd83f4592a4c162666b0f37b7683&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/TQEFH3D3IBOVZN4DQXHYVX4IRU.jpg?quality=80&auth=168266717ec539597d39b909b7f1969eba7abd83f4592a4c162666b0f37b7683&width=1200 1322w)
Seu nome, no entanto, só furou a bolha de influenciadores de beleza em 2020, quando Bianca foi selecionada como uma das participantes do Big Brother Brasil 20, um fenômeno de audiência e engajamento impulsionado pela pandemia da Covid-19.