Isabel Veloso é ou não paciente terminal? Médica da influencer explica

Melina Branco Behne, responsável pelo caso, explicou o estágio da doença e esclareceu a qual tipo de cuidado a influenciadora tem sido submetida

PUBLICIDADE

Foto do author Maria Fernanda Viana

Isabel Veloso, influenciadora digital que ficou famosa ao relatar sua luta contra um câncer de Linfoma de Hodgkings, descoberto em 2021, se tornou um dos nomes mais comentados da internet no último dia 11, quando anunciou que está grávida de seu primeiro filho.

Melina Branco Behne, médica responsável pelo caso de Isabel Veloso, afirmou que a influenciadora não está em estágio terminal, e sim sob cuidados paliativos. Foto: @isabelvelosoo via Instagram

PUBLICIDADE

Surpreendendo os internautas, Melina Branco Behne, médica responsável pelo caso de Isabel, revelou que a influenciadora tem o quadro clínico estável. “O tumor está pequeno, com crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia - que eram dores e falta de ar”, disse ao Gshow.

A médica, que é clínica geral, com pós-graduação em cuidados paliativos e cannabis medicinal, explicou que o câncer da influenciadora não responde aos tratamentos. Por isso, são implementados cuidados paliativos para o controle dos sintomas.

“A Isabel está em acompanhamento paliativo porque teve retorno da atividade tumoral e efeito colateral das quimioterapias realizadas. Ela ficou com neuropatia periférica, gerando dores fortes e crônicas. E, com isso, decidiu não continuar mais o tratamento quimioterápico”.

Melina ainda reforçou que os cuidados paliativos se baseiam em melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida. Já o estágio terminal se refere a um paciente em que o processo ativo de morte já se iniciou, sem possibilidade de retorno.

“A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos”, finalizou.

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.