Lollapalooza 2023: Relembre a trajetória do blink-182, que volta com formação original no festival

Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker retornam com uma turnê mundial, que terá início em março de 2023

PUBLICIDADE

Foto do author Thaíse Ramos
Atualização:

Depois que a banda californiana blink-182 saiu na frente e confirmou participação no festival Lollapalooza 2023, nesta terça-feira, 11, o assunto bombou nas redes sociais. Dezenas de fãs brasileiros foram à loucura e teve ainda muita gente querendo saber mais sobre o grupo, formado em 1992.

PUBLICIDADE

Antes de contar a história da banda de punk rock, é importante ressaltar que ela está volta com a formação original – com Tom DeLonge (vocal e guitarra), Mark Hoppus (voz e baixo) e Travis Barker (bateria) – sete anos após o vocalista deixar o grupo.

O blink-182 foi formado na cidade de Poway, Califórnia, em um subúrbio ao norte de São Diego, nos Estados Unidos. A banda chamava-se somente Blink, mas, por já existir um grupo irlandês com o mesmo nome na época, decidiu mudar adicionando o número 182 no final.

O grupo era conhecido no mundo todo por suas melodias punk rock que tornaram-se sucessos nas paradas musicais e pelo seu humor nas canções. O trio alcançou grande fama em 1999 com o lançamento do álbum Enema of The State. Em 2003, a revista da MTV elegeu o blink-182 como a melhor banda de punk rock.

Publicidade

Em fevereiro de 2005, ela anunciou em seu site um hiato indefinido; mas os integrantes se reuniriam novamente três anos depois, em fevereiro de 2009, com planos de voltar aos palcos.

Tom Delonge, Travis Barker e Mark Hoppus. Foto: Danny Moloshok / REUTERS

Devido ao estouro do punk rock nos anos 1990 (com bandas como Green Day e The Offspring), o blink-182 assinou com os gigantes da MCA Records. Após se mudar para Encinitas, na Califórnia, a banda gravou o álbum Dude Ranch com o produtor Mark Trombino. O álbum foi um sucesso e os singles, Josie e Dammit ficaram no topo das paradas dos Estados Unidos.

Em 1999, foi lançado o aguardado Enema of the State. O álbum teve sucesso e o grupo entrando para o cenário musical central com aparições na MTV, com singles como All the Small Things, What’s My Age Again?, Adam’s Song e All The Small Things, uma canção que “humilhava” todas as boy bands, incluindo, principalmente, a banda Backstreet Boys.

Em 2001, a banda continuava em destaque como os “reis do punk rock”, gravando Take Off Your Pants and Jacket, que seguia as mesmas fórmulas básicas do sucesso Enema of the State.

Publicidade

O grupo fez outro álbum de sucesso, lançado em 2003, o quinto gravado em estúdio. Sem título - Travis Barker confirmou que a banda deixou o álbum sem título para representar um blink totalmente novo - apresentava os singles Feeling This, I Miss You, Down e Always, uma influência dos anos 1980.

Pausa em 2005 e retorno em 2009

Em fevereiro de 2005, a banda blink-182 anunciou, por meio do site oficial, uma parada indefinida. No final do mesmo ano, lançou uma coletânea com seus melhores hits, o CD Greatest Hits, que inclui Another Girl; Another Planet, um cover de The Only Ones, cantada por Mark e usada em um programa de Travis na MTV estadunidense; e Not Now, bônus da versão britânica do álbum blink-182, cantada por Tom.

O grupo lançou na mesma data o DVD Greatest Hits, que contém 13 videoclipes das canções mais famosas da banda.

Mark Hoppus e Travis Barker se envolveram em um projeto musical chamado +44, cujo primeiro álbum de estúdio, When Your Heart Stops Beating, saiu em 14 de novembro de 2006. A canção No It Isn’t foi feita por Mark para Tom.

Publicidade

Em 8 de fevereiro de 2009 Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker reapareceram juntos pela primeira vez, desde a separação, na cerimônia do Grammy Awards.

Saída de Tom DeLonge

No final de Janeiro de 2015, a rádio CBS revelou que o guitarrista Tom DeLonge havia deixado o grupo. Segundo declaração publicada na mídia na época, DeLonge não estava mais interessado em trabalhar com a banda e desejava dedicar-se “a outras atividades fora do mundo da música”.

Na mesma ocasião, Matt Skiba, do Alkaline Trio, foi confirmado como substituto temporário de DeLonge, tendo participado de três shows com a banda, inclusive no Musink Festival, organizado por Barker.

Em 2016, a banda anunciou a gravação do sétimo álbum de estúdio, com Skiba nos vocais e guitarra. Em abril, o trio lançou uma das canções do álbum, intitulada Bored to Death, e revelou que o novo trabalho iria se chamar California que, segundo Travis Barker, era um “encontro de Enema of the State com Self-Titled”. O segundo álbum com Matt Skiba na banda, NINE, foi anunciado no dia 25 de julho de 2019 e lançado no dia 20 de setembro do mesmo ano.

Publicidade

Turnê para 2023 e novo álbum

A banda também anunciou, nesta terça, pelas redes sociais, novo álbum, que ainda não teve o nome revelado ou data de lançamento confirmada. O primeiro single, Edging, será lançado na próxima sexta-feira, 14.

Além disso, a turnê mundial foi anunciada para o ano que vem, que deve se estender até 2024. Estão inclusas paradas na América do Norte, Europa, Austrália, Nova Zelândia e o show programado no Lollapalooza Brasil, em março do ano que vem.

Álbuns de estúdio

Cheshire Cat (1995)

Dude Ranch (1997)

Publicidade

Enema of the State (1999)

Take Off Your Pants and Jacket (2001)

Blink-182 (2003)

Neighborhoods (2011)

Publicidade

California (2016)

Nine (2019)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.