Mark Ruffalo compara povos indígenas a Vingadores em apelo por preservação da Amazônia; entenda

Ator publicou artigo em jornal britânico chamando atenção para Cúpula da Amazônia no Brasil: ‘Luta pela própria vida’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

A Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira, 8, e se estende até quarta-feira, 9. Mark Ruffalo publicou um artigo neste domingo, 6, no jornal britânico The Guardian para fazer um apelo pela preservação do bioma.

No texto, o ator cita cientistas que alertaram que um ponto crítico está se aproximando, onde a floresta não será mais capaz de se regenerar. “Este é o fim do jogo da Terra. Mais de 10.000 espécies poderiam ser extintas, iniciando um efeito dominó que afetaria o clima do nosso planeta, nossa água e suprimentos de comida. Portanto, mesmo que você viva do outro lado do globo, isso também é um problema seu”.

O ator Mark Ruffalo. Foto: EFE/ETIENNE LAURENT

PUBLICIDADE

Em seguida, ele descreveu como “vingadores da vida real” os povos indígenas que conservam a biodiversidade da floresta. “Enquanto brincamos de consumir e destruir, os povos indígenas conservam quase toda a biodiversidade que este planeta ainda possui (...) Silenciosamente, eles provaram que a maneira mais inteligente de salvar a todos nós é reconhecer e proteger seus territórios”.

O ator chamou atenção dos governantes para “reconhecer os territórios indígenas e proteger 80% da floresta agora, de acordo com as recomendações científicas. Nossos salvadores da Amazônia vão lutar para nos garantir todas as proteções de que precisamos. É hora de chegarem reforços de todos os lados”.

Mark é ativista e cofundador do The Solutions Project, organização que defende o consumo de energia 100% renovável.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.