ANSA - A cantora colombiana Shakira será julgada em Barcelona, na Espanha, por suposta fraude fiscal, segundo decisão judicial divulgada na última terça-feira, 28.
“Acorda-se abrir o julgamento no Tribunal Provincial de Barcelona contra Shakira Isabel Mebarak Ripoll, como suposta autora de seis crimes contra a Fazenda Pública”, aponta o despacho de um tribunal com data de 19 de setembro.
Segundo a agência Efe e outros meios de comunicação da Espanha, o procurador pede uma pena total de oito anos e dois meses contra a estrela pop, bem como uma multa de cerca de 23,8 milhões de euros.
Shakira é acusada de sonegação de impostos no valor de 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014, primeiros anos em que sua residência foi estabelecida em Barcelona, onde a cantora morava com seu ex-companheiro, o jogador de futebol do Barcelona Gerard Piqué.
O tribunal não impôs nenhuma medida cautelar até o julgamento, cuja data ainda não foi anunciado. A artista de 45 anos, conhecida por sucessos internacionais como Waka Waka, Hips don’t lie e Chantaje, nega as acusações.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.