PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cris Berguer indica bons lugares para conhecer com seu melhor amigo: o cachorro

Opinião|Refúgio chileno

PUBLICIDADE

Por Cris Berger

Hospedar-se no La Casona, hotel boutique da vinícola Matetic, é criar laços fortes com os vinhos EQ e Corralillo. Há cerca de uma hora e meia da capital do Chile, Santiago, está o aeroporto internacional do país e porta de entrada para as estações de esqui, Deserto do Atacama e a Patagônia.

PUBLICIDADE

Independente de onde seja seu destino, reserve pelo menos dois no Vale de do Rosario, que fica entre os Vales de Casablanca e San Antonio. E pensando bem, se você for apaixonado por vinhos, faça dela seu destino principal.

O La Casona é pet friendly, mas este privilégio é apenas dos moradores do Chile porque para o Brasil é necessário que os cães façam quarentena, o que obviamente está fora de questão.

Refúgio

Eu a visitei poucos dias depois da partida da Ella quando meu coração estava em pedaços, condição que segue até agora, e eu precisava me afastar de tudo que remetesse à rotina com a minha cachorrinha. Realmente, não haveria melhor lugar para esse momento tão doloroso.

Publicidade

 

A chegada

Chegamos na Matetic ao entardecer, fazia um frio seco e agradável e o céu estava espetacularmente lindo. Fomos levados à casa principal para fazer o check in e conhecer os detalhes da hospedagem (a partir de U$ 485,00 com pensão completa por diária e por pessoa).

Logo, nos foi oferecido um cálice de vinho de boas-vindas e fomos informados dos horários das refeições, pois o hotel funciona com pensão completa, ou seja, além do café da manhã tem almoço e jantar.

Agendamos o almoço de 5 tempos em que são servidos 5 pratos e 5 tipos de vinhos devidamente harmonizados com as comidas para o dia seguinte.

A hospedagem também contempla uma caminhada pela propriedade com a companhia de um guia que nos explica sobre a fauna e flora local. Além do tour biodinâmico que inclui uma visita à bodega com degustação de vinhos.

Publicidade

La Casona

Fomos, então, conhecer o La Casona que possui 10 quartos super charmosos e bem equipados, os quais rodeiam o jardim interno no estilo das casas espanholas com duas palmeiras imperais enormes.

Os quartos têm pé direito alto, mobília colonial, uma cama imensa com adoráveis lençóis ultra macios - e abertura de cama com chocolatinhos -  e um banheiro de cinema, lindamente decorado com azulejos azuis, roupões, toalhas felpudas. Um luxo!

Pela primeira vez em 10 anos, não terei a Ella afofando a cama. Um dia entenderei e aceitarei sua partida, mas hoje ainda é muito cedo.

Abrindo os serviços

Publicidade

Depois de um ducha fantástica, fomos jantar no restaurante Equilíbrio localizado em outra casa. Cruzamos o bonito jardim, sentimos o revigorante ar frio do inverno e ao chegar escolhemos uma mesa com vista para o lago, onde vemos diversos patinhos.

A partir deste momento e pelas próximas 48 horas nossos paladares foram abençoados com os pratos bem executados pela equipe da chef executiva Romina Zapata.

O serviço de todo o staff é um dos pontos fortes do Matetic, pois realmente eles fazem tudo para agradar os hóspedes, portanto, nos sentimos muito bem-vindos.

Gostaria muito que eles tivessem conhecido a Ella, que é uma cachorrinha tão educada e doce. Certamente, ela teria feito um grande sucesso entre todos. Como sempre fez.

As redondezas

Publicidade

No dia seguinte fomos caminhar pelas redondezas acompanhados do guia Alex que nos deu uma aula sobre a fauna e flora local. Imaginei a Ella sentindo todos os cheirinhos e eu a carregando no colo porque haviam muitas pedrinhas no chão e suas patinhas a limitavam de caminhar em solos irregulares, condição que nunca foi limitadora para nós.

Almoço de 5 tempos

Na volta, nos preparamos para desfrutar do almoço em 5 tempos com pratos harmonizados pelos vinhos do portfolio Matetic, dois da linha EQ e dois de Corralillo.

Os pratos são elegidos pelo chef, apenas pontuamos os alimentos que não comemos (no meu caso carne vermelha e frango). Deixe-se surpreender porque não há como dar errado, a cozinha é sublime, os ingredientes extremamente frescos, vêm da horta orgânica o preparo irretocável.

Volta e meia, eu olhava para o meu lado e procurava a Ella, que sempre esteve deitadinha em cima do seu colchonete enquanto a gente conhecia restaurantes e hotéis pet friendly. Foi duro não poder estender a mão e encontrar suas dobrinhas de sharpei para acariciar, mas fico grata por ter podido sair de casa e buscar forças em um local com tanta paz, que acolhe seus visitantes com extrema atenção e carinho.

Publicidade

 

Reserve antes e leve pesos para o pedágio

Aqui vão 3 conselhos: se for alta temporada, reserve a locação de um carro antes de chegar, pois as locadoras rapidamente ficam sem veículos para alugar. Eu consegui um pela conjunção dos astros ou pura sorte. Sabe-se lá...

Também troque reais ou dólares por pesos, pois alguns pedágios não aceitam cartão de crédito. Mais uma vez, o destino me salvou e uma pessoa, que estava tentando trocar uma nota de 20 mil pesos por notas menores juntou ao pedágio, me ajudou a pagar. Ela tem um trailer de comidas ao lado e depois fui tomar um café e pagar minha dívida de 1.200 pesos.

O acesso do aeroporto à Matetic é ótimo. Apenas ao colocar o destino final no Waze, não deixe-o levar até a bodega, pois o hotel La Casona fica antes, portanto, fique atento à placa localizada no lado esquerdo da estrada de terra.

Quem leva: Sonho e Magia Viagens 

Publicidade

Opinião por Cris Berger
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.