Em menos de dois meses começarei a obra do nosso futuro apartamento. Além das demandas do projeto e da reforma, também é preciso pensar na separação dos itens da mudança como uma etapa importante do planejamento, principalmente quando existe um acervo que poderá ser levado para a nova casa. Mais que um processo de se desfazer do que é material, essa listagem de móveis e objetos simboliza encerrar um ciclo e dar início a outro.
(ANELISA LOPES ESCREVE ÀS TERÇAS. CONHEÇA SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)
Minha primeira ideia, meses atrás, era não me desfazer de alguns móveis comprados na época do casamento e outros passados por gerações da família do meu marido. Mas, com o desenvolvimento do projeto, percebi que não haveria motivação - funcional ou afetiva - para que eles fossem para o novo apartamento. Sabe quando você não quer se desfazer de uma roupa mesmo sabendo que não voltará a usá-la, mas a mantém no guarda-roupa como uma forma de garantir sua identidade? O processo de mudança deve nos fazer refletir sobre quem éramos, quem nos tornamos e para qual caminho vamos seguir, portanto, nada mais é que um até logo para uma fase que passou e um bem-vindo para uma que está por vir.
Já vi muitos clientes terem dificuldade em se desfazer dos seus artigos - alguns até ignoravam este processo alegando não terem tempo de analisar seus pertences e acabaram acumulando tudo de novo na nova casa. Passando por este processo no momento, me dei conta que o primeiro passo é fazer uma lista de todos os móveis e objetos de decoração separando-os em quatro colunas: levar, vender, doar e analisar. Neste primeiro momento, é preciso ter em mente qual ou quais estilos você vai abordar e verificar se todos estão condizentes com o conceito a seguir. Se você pretende abraçar o minimalismo, vale considerar se a coleção de imãs de geladeira é válida, por exemplo. A venda daquilo que não irá pode se tornar uma reserva para as necessidades emergenciais.
Nesse momento, comece a praticar o desapego: verifique o estado de conservação e a funcionalidade do item em questão. Assim como as roupas, os móveis nos acompanham durante uma fase da vida. Eles podem ganhar mais uns anos após uma reforma ou simplesmente ter seu ciclo ser encerrado. Depois de feita a listagem, tire a medida de todos os móveis que vão te acompanhar: altura, largura e profundidade. O ideal é montar essa ficha com uma foto para não se esquecer de nenhum detalhe. Com esse dossiê em mãos, visite a futura morada e faça a distribuição dos móveis nos cômodos. Não se esqueça de que alguns itens podem ganhar funções inesperadas; um banquinho pode se tornar um apoio ao lado da cama ou uma mesa pode servir de apoio para a cuba no lavabo, por exemplo.
Não é preciso rechear a casa nova em uma semana. Talvez você nem sinta falta de itens que julgava ser importante. Ou passe a dar importância para algo que estava esquecido. A partir de uma relação mais íntima entre morador e morada, as reais necessidades vão surgir e você começará a construir uma história com novos itens e memórias.
NOVIDADES NO CIRCUITO
Lavagem inteligente - a Samsung lança três modelos de lava-roupas com abertura superior e o modelo Bespoke AI. De acordo com a marca, o eletrodoméstico inteligente traz a tecnologia AI Wash, que utiliza cinco sensores para aprimorar o desempenho da lavagem por meio do peso e textura dos tecidos, monitorando o nível de sujeira desprendido na água. Assim, a tecnologia otimiza automaticamente a quantidade de água e detergente, ajustando o processo. O AI Dry, por sua vez, detecta a temperatura e umidade das roupas no tambor e monitora o desempenho de secagem. Com a AI Hub, uma tela de 7 polegadas, é possível selecionar rapidamente funções e ajustar e personalizar configurações dos ciclos. Até o dia 10 deste mês, a marca lança uma campanha para o produto: o consumidor pode escolher entre uma Smart TV 65 polegadas UHD 4K 2024 (DU7700), um Aspirador de Pó Vertical sem fio Jet 65 Pet ou o Galaxy Tab S9 FE+ WiFi na compra da lavadora na loja online da Samsung. A oferta é válida apenas para produtos comprados juntos no mesmo momento e o bônus será aplicado diretamente no carrinho de compras do consumidor no site.
Marca própria - em comemoração aos 52 anos da marca, a Yamamura apresenta a Yamamura Collection, marca própria da empresa de itens de iluminação que traz linhas de pendentes, arandelas, plafons, abajures, luminárias e piso e mesa, entre outros.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.