Há alguns anos, incorporei a SP-Arte em meu calendário. Ainda estou longe de ser uma especialista no mundo artístico - acredito que esta seja uma construção interminável -, mas a sensibilidade para o design sempre esteve aflorado na minha percepção como ser humano - e agora como designer de interiores. Por isso, digo com consistência que esta última SP-Arte, que celebrou sua 20a edição na semana passada, foi uma das melhores imersões criativas que tive nos últimos meses.
(ANELISA É JORNALISTA E DESIGNER DE INTERIORES. PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)
Entre galeristas, artistas nacionais e internacionais, estúdios independentes e escritórios de arquitetura e de design, que ocuparam um andar dedicado ao design com quase o dobro da área da edição passada, coloquei em dia o repertório de quem é entusiasta e atua no mercado de interiores. Foram mais de 180 expositores, com destaque para a mostra "Tátil: material no design contemporâneo" - curada por Livia Debbane, que trouxe 25 peças elaboradas por designers como irmãos Campana e Patricia Urquiola - e para a estreia e retorno de veteranos do segmento, como a arquiteta Fernanda Marques e Jader Almeida, respectivamente.
Vidro soprado, madeira, pedras naturais, latão e palha foram os principais materiais ressignificados, por exemplo, nas mãos de Felipe Protti, da Prototype, Jayme Bernardo, no comando da Diiedro, e da Suite Design, que trouxeram amostras do habitar contemporâneo, validado e sustentado por práticas ambientalmente amigáveis, como as instalações produzidas a partir de material originado de garrafas pet recicladas - garrafas coletadas nesta edição serão a fonte de matéria-prima para móveis que serão apresentados no ano que vem.
Além de despertar e conectar apreciadores de arte e design, a SP-Arte também impulsiona o casamento entre arte, design e arquitetura. No espaço dedicado a convidados da SP-Arte, Collectors Lounge, por exemplo, o Vista Verde, residencial de luxo em construção no interior de SP, destacará intervenções artísticas, com nomes como Arthur Lescher e Regina Silveira, em seu empreendimento. "Arte e design compartilham uma base de conhecimento e habilidade, e envolvem a aplicação da imaginação e da criatividade nos conceitos que abordam", analisa Patricia Borges, consultora de arte e curadora do Vista Verde. Vida longa a esta relação entre arte e design.
NOVIDADES NO MERCADO
Rosenbaum no Frio - A Feira na Rosenbaum volta ao Rio de Janeiro após quatro anos. O evento será sediado no Instituto Europeu di Design, entre os dias 11 e 14 de abril. Data: 11 a 14 de abril, das 13h às 20h Endereço: avenida Pres. Antonio Carlos, 40 - Centro Entrada gratuita
Pré-venda CasaCor - Ingressos para a edição 2024 da CasaCor SP já estão à venda por meio da bilheteria digital a partir de 15 de abril. O evento acontecerá entre 21 de maio e 28 de julho no Conjunto Nacional, na av. Paulista. Horário de funcionamento do evento: terça a sábado, das 12h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 21h Bilheteria digital
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.