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Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião | Quero mudar o projeto. E agora?

O que acontece quando um cliente gostou do projeto, porém, quer executá-lo à sua maneira?

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Foto do author Anelisa Lopes

Antes da busca por um profissional para a elaboração de um projeto de interiores, é preciso se perguntar a respeito do propósito desta contratação. Por mais óbvio que este questionamento possa parecer, afirmo que não são todos os clientes que têm clareza acerca da resposta. O objetivo do projeto para você e sua família seria ter uma casa funcional? Bonita para apresentar aos amigos? Um resgate de memórias? Aproveitamento de itens que existem? Receber convidados para o final de ano? É possível que seja um compilado de tudo e cada parte desta lista será refletida no processo final, por isso, é preciso saber sobre o fundamento deste compromisso.

(ANELISA É JORNALISTA E DESIGNER DE INTERIORES. PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Ideal é formar um triângulo entre área de cocção, geladeira e cuba (foto: Pinterest)  

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Cada casa é um caso, assim como cada cliente tem suas peculiaridades. Nunca tive algum que não tivesse gostado de um projeto meu, mas já aconteceu de ele mudar decisões tomadas em conjunto anteriormente após a apresentação da proposta por conta própria. E é justamente deste cliente que estou falando: aquele que não tem conhecimento das suas necessidades e preferências - ou que não se sente seguro para ser guiado. Para explicar melhor, vou falar um pouco sobre processo criativo e, posteriormente, entrarei no tema deste post.

Para chegar ao resultado final, o designer de interiores toma como ponto de partida a reunião de briefing com todos os pontos apresentados pelo contratante, de hábitos corriqueiros a gostos bem específicos. Além disso, também são levados em consideração uma previsão de orçamento proposto e o cenário atual do espaço a ser reformulado. A partir daí, baseando-se nos princípios básicos do design (ergonomia, funcionalidade, iluminação, circulação, entre outros...) o profissional começa a traçar soluções aliadas, claro, à estética. Todo este processo leva em conta, além dos dados fornecidos por briefing e medições, estudo de viabilidade de materiais, previsibilidade de investimento, impacto visual, prazo de fornecedores... Ou seja, todas as escolhas são minuciosamente analisadas para fazerem parte de um todo e não devem ser arbitrárias.

Na maior parte das vezes, alguma opção pode, sim, ser substituída, desde que não afete o conceito que guiou o projeto. O bom profissional não trabalha apenas com o plano A - apesar de ter trilhado todo um caminho para chegar a ele -, uma vez que valores e questões técnicas podem inviabilizar alguma trajetória. Exemplo: um revestimento pode ser trocado por outro que continue dialogando com o restante. A questão é quando o cliente entra no que costumo chamar de "looping da ansiedade" e passa a tomar direcionamentos por conta própria acreditando que terá o mesmo resultado com escolhas aleatórias. Não terá. E digo mais: ficará frustrado e a possibilidade de retrabalho posteriormente é elevada. Estas escolhas, na maioria das vezes, não possuem um fundamento - são tomadas porque ele viu na casa do vizinho, seguiu a opinião da mãe, estava na pasta de referências salvas ou porque algum vendedor conseguiu um preço melhor pelo produto que precisa vender.

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Como costumo dizer, um projeto tem de ser feito, a pelo menos, quatro mãos. No meu caso, eu realizo duas revisões com os clientes durante o processo para que as decisões mais importantes estejam alinhadas. Tratado isso, as definições finais são mais assertivas e, claro, também precisam trazer o elemento surpresa, do tipo "eu jamais teria pensado nisso". Esta é a função do profissional contratado: aliar soluções a sentimentos. Caso você não esteja preparado para responder as questões anunciadas no início deste post, talvez seja o momento de voltar um passo atrás para refletir se esta contratação não será em vão.

NOVIDADES NO CIRCUITO

Design nacional em destaque - no mês passado, tive a oportunidade de visitar duas feiras que trouxeram uma boa curadoria do que está sendo produzido por artistas brasileiros no segmento de mobiliário, têxtil, itens de decoração e arte. Para quem é fã da produção nacional, vale a pena ficar de olhos nestes nomes.

A Abup, direcionada a profissionais da área e lojistas, dedicou o segundo andar do centro de exposições Pro Magno a este movimento, com duas áreas de destaque: o Projeto Célula, sob a curadoria de Cristiane Rosenbaum, destacou marcas e designers independentes (A menor loja do mundo, Alva Design, André Bianco Atelier, Ateliê Nicole & Luiza Toldi, Atelier Buriti, Concredarte, Estúdio Camarotti, Estúdio Dentro, Hausfrau, Janes Apple Home, Kuarar, Lu Barros, Marô Antunes, Mova Móbiles, Neise Soares Arte, Paulo Goldstein, Reboh, Regina Medeiros, Studio Cris Azevedo) e o Design Autoral, que selecionou artistas que atuam por meio da criação de peças diferenciadas (Ateliê Festim, Áurea Sacilotto Objetos, Casa Olin, Cejana Pires Casa, Denise Braune Cerâmica Contemporânea, Elaine Landulfo, Fernanda Moreira Objetos de Design, Flying Stones, Lucia Honda, Nefelibata, OIO Design, Olí Design, Óká, Opus Magnum Arte Natural, Pavio Curto Design de Velas, Priscila Vannucchi, RD Acessórios, RicMelo Design, Sancler Home Design, Studio Anna Machado, Studio Gabi Talarico, Studio R.Szpilman, Unquê).

Em sua segunda edição, a Arte dos Mestres, reuniu 15 artistas que representaram oito Estados brasileiros, no Espaço State, zona oeste de São Paulo. Além da produção artística, à venda no local, trouxeram, acima de tudo, um resgate de tradições brasileiras seculares, aprendidas na infância e passadas por gerações. Algumas delas, inclusive, corriam o risco de serem extintas e têm sido recriadas por grupos muitas vezes localizados em regiões de vulnerabilidade social. Mestres participantes: André Menezes (PE), Casa do Alacá (BA), Família Mestre Zé Caboclo (PE), Cláudio Capela (AL), Família Pereira (MG), José Lourenço (CE), Mestre Irineia (AL), Jotacê e Filhos (BA), Maqueson (AC), Espedito Celeiro (CE), Josielton Sousa (PI), Tece Arte (MT), Fernandes Rodrigues (PE), Nen (AL) e Povo Ashaninka do Rio Amônia (AC).

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Arte dos Mestres  
ABUP  

Exposição destaca cultura nordestina - até o dia 29 deste mês, o Lar Center, abriga a exposição "Ecos Armoriais", que faz a celebração da ancestralidade da cultura popular do sertão, com destaque para obras de 25 artistas nordestinos que retratam toda a vitalidade e a diversidade que existe na região. Com a literatura de cordel como protagonista, o movimento armorial surgiu no Recife em 1970 sob a liderança de Ariano Suassuna - o movimento uniu artistas e intelectuais de diversas disciplinas em torno da ideia de uma arte erudita enraizada nas tradições brasileiras. Endereço: avenida Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme - São Paulo/SP Entrada: Gratuita

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Bota-fora de mobiliário - a Lider realiza sua liquidação anual até 2 de outubro, com descontos de até 40% para pagamento à vista ou parcelamento em até 15 vezes para os itens do seu portfólio. A ação é válida em todas as lojas próprias da rede.

Mostra baiana - até 03 de novembro acontece a Mostra Casas Conceito, em Salvador, evento anual de arquitetura, decoração, moda e gastronomia. Dessa vez, o tema "Sensações" foi a inspiração para os ambientes comerciais criados na mostra, que acontece no Palacete do Tira-Chapéu. Alguns espaços terão funcionamento permanente no casarão histórico após o término do evento. Endereço: rua Chile, Centro Histórico - Salvador/BA Horário de funcionamento: sextas, sábados e domingos das 13h às 21h I terças, quartas e quintas, das 16h às 21h Bilheteria local

Primavera - a nova loja da Tessaro Home & Garden foi inaugurada no final de agosto. A loja tem paisagismo assinado por Renata Guastelli, vitrine da Quattrino Arquitetura e piscinas Desjoyaux, novidade em São Paulo. Endereço: avenida Pedroso de Morais, 2120 - Pinheiros - São Paulo/SP

Aromas para o presentear - a perfumaria Dani Fernandes lança a coleção de aromatizadores de ambientes Christmas Night e o o kit Best Sellers com quatro opções de 25ml: romã, verbena e limão siciliano, tênue e flor de figo.

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A Lenvie apresenta sua linha de velas em latas de 250g com três pavios nas fragrâncias Patchouli Vanilla, Mandarina Ceylon, Magnólia Pacífica e Into the Night. Cada lata é personalizada com estampas especiais desenvolvidas pela designer e ilustradora Maria Ruth Jobim.

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

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