Como levar roupas sociais na mala? Veja dicas para que paletós, vestidos e mais cheguem em boa forma

Levar roupas formais na bagagem é sempre um desafio, mas dobrar da forma correta e usar truques como sacos de lavanderia podem ajudar; saiba como

PUBLICIDADE

Por Stephanie Rosenbloom (The New York Times)

Com as festas de fim de ano, muitos de nós tentamos colocar nossos melhores trajes festivos em malas aprovadas pela companhia aérea. Mas como garantir que os preciosos vestidos, ternos e saltos altos cheguem em ótima forma?

Despachar uma mala significa que você terá espaço para uma variedade de roupas elegantes. Mas se você só precisa de algumas delas, pode viajar com pouca bagagem, como fazem muitos viajantes a negócios. Independentemente de você optar por despachar ou levar a bagagem de mão, veja aqui como fazer uma mala de roupas formais como os profissionais.

Ternos e Camisas

PUBLICIDADE

Sacos plásticos de lavanderia são os heróis não celebrados das embalagens. “Não os jogue fora”, diz Jeremy Wood Beaumont, fundador da Rhodes-Wood, que vende moda masculina “clássica moderna” em Harrogate, no norte da Inglaterra. Utilizar sacos de lavanderia, ele diz, “evita muitos amassados”.

Beaumont aprendeu esse truque quando trabalhava em uma fábrica de roupas e, ao longo de mais de quatro décadas no ramo, descobriu que dobrar as peças corretamente pode economizar tempo e dores de cabeça quando você chega ao seu destino.

Publicidade

Dobrar as peças corretamente pode economizar tempo e dores de cabeça quando você chega ao seu destino. Foto: LStockStudio/Adobe Stock

Pegue, por exemplo, um paletó. Beaumont começa colocando seus punhos dentro dos ombros como se eles fossem ombreiras. Em seguida, ele pega um ombro e o coloca sobre o outro ombro do avesso. (Atenção: Você está virando o ombro do avesso, mas não as mangas.)

Ele então levanta a gola, basicamente dobrando o paletó ao meio no sentido do comprimento, com o forro para fora. Você também pode ajudar a evitar os vincos colocando uma folha de papel de seda (que também pode substituir os sacos de lavanderia) sobre o paletó e dobrando-o ao meio.

No caso das calças, mantenha-as desabotoadas e aperte as dobras. Em seguida, coloque papel de seda em cima da calça antes de dobrá-la em três partes. Para deixá-las ainda menores, dobre o pacote ao meio. Se ela fizer parte de um terno, coloque a calça em cima do paletó e coloque ambos em um saco de lavanderia.

Embale as camisas sociais abotoando-as e dobrando as mangas no meio da camisa. Em seguida, dobre as laterais e depois dobre a cauda para cima em direção ao colarinho. Geralmente, é possível embalar até quatro camisas de ponta a ponta em um saco de lavagem a seco, diz Beaumont.

Publicidade

Vestidos e Saias

“Quando se trata de embalar vestidos e saias”, afirma Nyoman Surantara, diretor de governança no Four Seasons Resort Bali em Jimbaran Bay, “deitá-los planos e dobrá-los apenas uma vez é o ideal”. Não importa quantas dobras você faça, colocar papel de seda ou um lenço leve entre as dobras ajuda a prevenir vincos, ele escreveu em um e-mail.

Ao embalar um vestido longo, Surantara sugere deitá-lo com a frente para baixo em uma superfície plana, dobrar as mangas para dentro e, em seguida, enrolar o vestido da bainha em direção ao decote. Um item macio, como um xale, pode ser usado para ajudar a manter a forma do vestido.

Casacos

Sobretudos, assim como paletós, tendem a se sair melhor quando dobrados do avesso, disse Beaumont. Levante a gola e faça com que as duas pontas dela se toquem. Em seguida, siga essa dobra até a parte inferior do casaco, dobrando-o basicamente ao meio no sentido do comprimento.

Depois, deite o casaco e dobre-o novamente (no sentido do comprimento) para que pareça um pedaço longo e estreito de tecido. Dobre uma das extremidades curtas para cima em direção ao meio, depois dobre a outra extremidade para o meio sobre ela, o que deve resultar em um pacote quadrado com o forro para fora. Por fim, deslize-o para dentro de um saco de lavanderia. Se viajar com um casaco volumoso, a melhor opção é levá-lo como bagagem de mão.

Publicidade

Camadas

Suntaree Sripiyarat, que trabalha no luxuoso hotel Capella Bangkok na Tailândia, diz que os itens mais pesados ​​devem ir para o fundo da sua bagagem enquanto os itens mais leves devem estar no topo. Colocar papel de seda entre as roupas ajuda a evitar rugas, ela escreveu em um e-mail. (Mas, se você embalou cada item em um saco de lavanderia, camadas com papel de seda não são essenciais.)

Sacos plásticos de lavanderia são os heróis não celebrados da embalagem. Foto: Daryna/Adobe Stock

Planejando comprar um novo conjunto? Tenha em mente que certos tecidos viajam melhor do que outros. Algodão, por exemplo, amassa mais do que lã, nota Beaumont. E considere roupas com uma maior ondulação no fio, alguma elasticidade e aquelas feitas com tecidos de performance ou resistentes a vincos.

Enrolar gravatas, dobrar lenços e colocar lenços de bolso

Para embalar uma gravata, junte as duas lâminas e enrole com um pouco de folga. É melhor enrolar do que dobrar ou pendurar gravatas de seda, diz Beaumont, porque a seda não só fica torcida e alongada, mas também seca. “Uma seda de boa qualidade”, ele acrescenta, “cortada no viés geralmente fica bem quando usada e, se armazenada enrolada e deixada descansar entre os usos, vai durar muitos anos”. Lenços de bolso podem ser deixados no bolso do paletó. Quanto a outros lenços, dobre-os e enrole-os.

Sapatos

Para evitar que sapatos de salto alto percam sua forma, Jonathan Fambart, chefe no Capella Sydney, na Austrália, sugere encher o bico do salto com papel de seda ou meias antes de embrulhar cada sapato em um pano macio ou sacola. Sripiyarat recomenda usar sacolas para sapatos para agrupar meias e acessórios.

Publicidade

Já Surantara observou que “joias, cintos e outros pequenos acessórios são melhor armazenados em caixas pequenas, que podem ser encaixadas nos cantos da mala”. Para oxfords, mocassins e sapatos sociais masculinos, considere o uso de sapateiras leves e expansíveis, apesar de seu peso. “Se a sapateira for absorvente, ela absorverá a umidade após o dia de uso”, afirma Beaumont.

Escolhendo a bagagem

Beaumont sugere uma mala que tenha um grande compartimento com zíper interno onde você pode embalar suas roupas de festa. Desta forma, metade da mala pode ser fechada com zíper, ajudando a manter o peso de tudo mais longe de suas melhores roupas.

E não gaste muito. Embora a Rhodes-Wood venda bagagens de design vintage para coleção e decoração, “eu jamais sonharia em viajar com essas”, diz Beaumont. Em vez disso, ele gasta no máximo cerca de 40 a 50 libras (cerca de R$ 300 a R$ 374) em uma mala. “Quero dizer, do jeito que as companhias aéreas tratam as malas”, ele comenta, “eu não vejo sentido em gastar muito dinheiro em bagagens caras”.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.