Com o outono finalmente ficando com cara de outono, um guarda-roupa com peças-chave é mais do que essencial. Mas nem sempre sabemos como combinar cortes e cores da maneira ideal para as mudanças de temperatura da estação. Por isso, a consultora de moda e estilo Marina Käfer explica a melhor maneira de preparar o seu armário com elegância e sem fugir do orçamento.
Quais são as maiores tendências para o outono/inverno 2024?
Marina aponta que houve um crescimento no uso do marrom café, ou “dark brown” nas passarelas, retomando cores escuras e versáteis nesta estação. Sendo um substituto atemporal para o preto, a cor pode ser combinada com outras tendências, como o “vermelho cherry” e o cinza.
O xadrez também é um bom investimento. Extremamente versátil, ele pode ser utilizado em conjuntos ou separado, combinando com tweed ou jeans e não pode faltar no armário de quem gosta de elevar um look básico.
Para quem gosta muito do “streetwear”, a aposta é na mistura de peças esportivas com casuais, como saias de prega ou cargo, que também incorporam a volta dos bolsos grandes.
No que investir neste outono?
O ideal para um guarda-roupa que funcione para todas as ocasiões é investir em trajes que podem ser utilizados sempre. Nisso, o essencial do outono/inverno 2024 é, com certeza, o trench coat. Marina explica que a vestimenta pode ser encontrada desde o fast fashion até marcas de grife, e é uma boa aliada em dias frios e com chuva. Cores como bege, marrom e cinza ajudam na hora de combinar a peça.
Melhores acessórios para o outono
Para inovar com o que já temos no closet, a dica da vez é investir nos acessórios. Valem lenços e tênis coloridos, penduricalhos de bolsa e até algumas peças especiais, como botas western ou “cowboy” e maxi bolsas.
Abuse da sobreposição
Com mudanças constantes de temperatura, a estação pede muito da sobreposição. Entretanto, é normal rolar uma indecisão sobre o que funciona. Mari indica algumas que dão certo, como golas embaixo de camiseta, camisas abertas embaixo de casacos ou transparência por baixo de peças íntimas, regatas ou blusas de frio.
Brincar com as texturas e recortes também é uma possibilidade: couro e moletom, camurça com tecidos mais estruturados ou crochê, e até o uso do metalizado entram com tudo na temporada.
Coloque a sua identidade
Para todo look, é necessário também adicionar nosso toque pessoal. Com isso, vale “apostar em truques de styling, como cinto por cima do blazer, calça dobrada com a meia aparecendo, braceletes e acessórios por cima da manga e da gola, amarrar um lenço como tiara ou na gola da camisa. Tudo que pode diferenciar seu look com detalhes”, completa Marina.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.