NOVA YORK | NYT - Os estilistas trouxeram um pouco de teatro para a New York Bridal Fashion Week, a Semana de Moda de Noivas de Nova York, que foi realizada no início de abril e apresentou suas coleções para a primavera e o verão de 2025 [no hemisfério norte].
Leia também
Justin Alexander deu o pontapé inicial com uma colaboração interativa com o artista de rua Gioele Corradengo, conhecido como Sexsdreams. Os participantes de seu desfile pintaram um vestido de noiva com spray, criando sua própria obra de arte. E a Cinq revelou sua nova coleção com uma performance em estilo de jantar à luz de velas, meio drama de Shakespeare, meio filme de Hitchcock.
Um dos destaques da semana foi o pedido de casamento feito pelo namorado da modelo Erica Honing durante a apresentação da Galia Lahav.
Houve estreias de Alejandra Alonso Rojas, Courte Collection e Nordeen, bem como o retorno da Odylyne the Ceremony à Bridal Fashion Week após uma breve ausência. Além disso, Claire Pettibone revelou sua tão esperada boutique da Costa Leste no centro de Manhattan.
Nas passarelas e durante as apresentações, muitos estilistas optaram por looks não tradicionais e mais versáteis. Como explicou Brenna Simmons, fundadora e diretora de criação da Nordeen, esses looks trouxeram “novos estilos em cores e peças separadas ou conversíveis, que você pode usar de várias maneiras diferentes. E também exploraram novos tipos de silhuetas que não são necessariamente o vestido de noiva mais típico”.
Aqui vão alguns destaques do que vimos.
Cintura baixa
Os vestidos de cintura baixa foram um dos looks mais badalados da passarela de noivas, exibidos em diferentes versões, desde vestidos de tule franzido e cetim drapeado da Chosen by KYHA até um vestido sem alças de linhas simples com costas em arco ajustável da Courte Collection. Anne Barge estreou um vestido cintilante, bordado e com cintura em A. E Monique Lhuillier Bliss mostrou um luxuoso vestido de renda de cintura baixa com uma saia de pregas invertidas. Ines Di Santo abriu seu desfile com um vestido de cintura baixa com contas, adornado por uma saia de tule dramática.
“As cinturas baixas estão por toda parte – no bom sentido”, disse Christy Baird, proprietária e diretora criativa da LOHO Bride, uma loja de noivas em West Hollywood, Califórnia. “Pode esperar que esse estilo vai ficar por um tempo, já que as tendências populares na moda de noivas tendem a durar muito mais do que no prêt-à-porter”.
Tecidos misturados
“Misturar tecidos é uma tendência importante nesta temporada, porque as noivas estão pedindo peças mais únicas e personalizadas”, disse Sarah Swann, diretora de criação da Amsale. “Esse visual traz individualidade, permitindo que as noivas mostrem seu próprio estilo”.
A Amsale mostrou o exemplo perfeito de mistura de tecidos e camadas combinando um corpete de cetim com um top de renda e uma saia de tule leve. A coleção de Nadia Manjarrez apresentou um vestido de cintura baixa com um corpete de tecido ondulado e saia de tule. E Andrew Kwon trouxe um minivestido de miçangas que pode ser usado sozinho ou em camadas com uma saia de tule até o chão, enfeitada com penas.
Para a primavera-verão de 2025, Manjarrez vê muitas noivas evitando os estilos minimalistas. “Elas estão gostando de vestidos de gala com texturas interessantes”, disse ela.
Cintura basca
Com a duradoura popularidade de dramas de época como Bridgerton e The Great, não é de surpreender que os estilistas se inspirem na moda dos séculos 18 e 19.
As cinturas bascas, que ficam um pouco mais baixas que a cintura natural e terminam em forma de V, criam um volume nos quadris que é meio Maria Antonieta e muito fashion. Esse look apareceu de várias maneiras diferentes nas coleções. Um vestido midi sem alças lançado pela Balykina trouxe um corpete alongado que complementava sua saia bubble. A coleção Cinq apresentou um vestido sem alças de renda de algodão e tule de seda. E a Lihi Hod usou uma renda majestosa para um vestido sem alças com cintura estruturada e saia longa.
Decotes que parecem sutiã
Sutiã aparecendo por baixo de uma camiseta regata ou de um vestido slip foi uma tendência do final da década de 90 e começo dos anos 2000 que ressurgiu recentemente no estilo de rua das celebridades e nas fotos de tapete vermelho, então é claro que chegou às noivas de um jeito mais chique.
Esse look dá a ilusão de um sutiã de renda ou cetim aparecendo no decote do vestido. Wonà Concept estreou um vestido corte A com saia plissada e espartilho detalhado com decote em cetim imitando sutiã. E a Nardos mostrou um elegante vestido de seda drapeado à mão com corpete aparecendo por baixo. A nova coleção de Eva Lendel trouxe um vestido com espartilho e decote de renda destacável.
Corpetes alongados
As peças separadas se tornaram um elemento básico da moda para noivas, pois muitas delas gostam não apenas da possibilidade de trocar e combinar as partes de cima e de baixo para o dia do casamento, mas também do fascínio de duas ou mais peças formando um visual impecável.
Nesta temporada, os estilistas combinaram saias longas e calças sob medida com corpetes alongados para uma versão elegante do look de noiva de duas peças. O vestido de corpete de chiffon de seda da Dana Harel trouxe uma técnica diferente de franzido à mão para criar textura. Mark Ingram mostrou um corpete de crepe com calças de smoking largas. Um vestido sereia de renda francesa de inspiração vitoriana, com corpete alongado e mangas gigot, apareceu na apresentação de Galia Lahav.
Tule franzido
Os vestidos etéreos sempre são uma das opções favoritas das noivas, e as seleções de vestidos oníricos desta temporada apresentaram looks de tule franzido modernos e românticos. A Markarian trouxe um vestido em camadas, sem ombros, com laços delicados nas costas. A Hera Couture deu uma vibe boho a um sofisticado vestido de tule com mangas bufantes destacadas. E a coleção da Nordeen mostrou uma capa de chiffon de seda arejada que podia ser usada sobre um vestido slip ou uma calça de noiva. / TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.