Chega de pele pesada: é hora de deixar um pouco de lado o tão falado contorno e apostar no strobing. A palavra vem de "strobe", tipo de holofote usado em festas e shows, conhecido por aqui como "strobo". E técnica consiste exatamente nisso: iluminar pontos específicos do rosto para deixar a pele com um aspecto natural e saudável.
"O contorno permite uma marcação e definição do rosto, deixando-o mais anguloso, enquanto o strobing acentua o viço e a naturalidade da pele", afirma a maquiadora Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença, em São Paulo, que tem entre suas clientes as atrizes Débora Secco e Thaila Ayala e as fashionistas Helena Bordon e Lalá Rudge. O ideal, segundo a especialista, não é abandonar de vez o contorno, e sim, sombrear a pele de maneira mais delicada para que o iluminador se destaque.
"O contorno escurece e deve ser feito em áreas que você quer diminuir. Já o strobing funciona de forma oposta e realça a região marcada", explica Nádia. Para fazê-lo, os produtos indicados são hidratante luminoso, primer iluminador, base leve, além, é claro,do próprio iluminadorem creme ou pó. Segundo Mari Ishizaka, maquiadora da marca Benefit do Brasil, os pontos que podem ser destacados são o centro da testa (entre as sobrancelhas), a ponta do nariz, os cantos internos dos olhos, o ponto central acima do lábio superior, o queixo, as têmporas e entre o nariz e a maçã do rosto. Um bronzer ou blush leve completam o efeito.
Para que a técnica funcione , a pele deve estar bem hidratada e receber uma base leve. "Ela pode ser misturada com um pouquinho de hidratante e iluminador líquido", ensina Mari. Quem tem pele mista e oleosa precisa usar um primer de ação anti-brilho antes de iniciar a maquiagem.
Veja mais ideias de makes e produtos na galeria abaixo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.