Foi-se o tempo em que ostentar uma bela barba era privilégio de homens muito mais velhos, que traziam o costume de outra época, ou de jovens moderninhos. Hoje, o visual está mais democrático do que nunca e tem adeptos de diferentes idades, profissões e estilos. "Todo mundo agora quer ter barba, de médicos e advogados a estudantes", afirma o cabeleireiro Dario Becca, dono do Estúdio Becca, em Higienópolis, um salão de 300 m² dedicado somente ao público masculino.
Quem integra o time dos barbados, porém, deve lançar mão de alguns cuidados para garantir um resultado atual. "Barbear a parte do pescoço é essencial para não ficar com um ar desleixado", diz Becca. O profissional indica ainda que aqueles que desejam se aventurar nesse universo pela primeira vez procurem um barbeiro, que pode apontar o estilo ideal para seu tipo de rosto e sua personalidade. Confira os tipos de barba que estão em alta.
Cheia
Tendência do ano, é aquela barba natural, que cobre boa parte da face. Deve ser usada por quem não teme chamar a atenção e fica melhor em rostos de formato oval ou quadrado.
Desenhada
Apesar de ser parecida com a cheia, ela tem seu desenho bem marcado, o que passa a impressão de cuidado e formalidade. Por isso, é ideal para executivos e funcionários de grandes empresas circularem com discrição (e distinção) no universo corporativo. Ótima para quem tem traços marcantes e gosta de destacá-los.
Com volume no queixo
Está aí uma boa opção para homens gordinhos. "Manter as laterais mais ralas e a barba do queixo mais volumosa ajuda a alongar o rosto e tirar o foco das bochechas", explica o cabeleireiro Becca.
Com volume nas laterais
O modelo é bom para os magros de rosto fino por fazer exatamente o contrário: deixar as bochechas proeminentes e tirar a atenção do queixo.
Rala
Não confunda com a barba por fazer, que já esteve mais em alta. Agora, quem opta por usar os fios curtos, também deve demonstrar que se cuida, como faz Ryan Gosling.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.