Um dos fundadores de bíblias da moda como as revistas Dazed & Confused e Another Magazine, e diretor de clipes de Miley Cyrus, Rita Ora e Azealia Banks, o fotógrafo britânico Rankin acaba de lançar um novo livro. Em Unfashionable (ed. Rizzoli, 324 págs., 60 dólares), ele celebra os 30 anos de carreira revisitando trabalhos que ajudaram a moldar o imaginário dos anos 90 e 2000 e que reverberam até hoje na cultura popular.
Entre fotografias icônicas de Kate Moss (amiga pessoal que palpitou na seleção de fotos editada para a publicação), de jovens clubbers dos anos 90 e da rainha Elizabeth, destaca-se a irreverência, o apelo pop, o gosto pelo inesperado e pelo absurdo que caracterizam o trabalho deste incansável inglês.
"Tinha alguns projetos e colaboradores que queria destacar e conceitos aos quais tenho voltado de tempos em tempos. No fim construí a edição a partir destas ideias", explica ele ao jornal WWD. "Estou esperando uma retrospectiva de 40 anos, 50 anos e assim vai. Vou continuar fotografando até morrer", diverte-se.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.