Panda macho mais velho em cativeiro morre aos 35 anos em Hong Kong

An An tinha 35 anos, o equivalente a cerca de 105 anos para um humano

PUBLICIDADE

Por Agências - AFP
Nos últimos dias, o urso mostrou um apetite bastante reduzido, o que o levou a ser sacrificado. Foto: AFP

HONG KONG, CHINA - An An, que era até agora o panda macho em cativeiro mais velho do mundo, morreu nesta quinta-feira, 21, aos 35 anos, anunciou o zoológico de Hong Kong onde ele passou a maior parte de sua vida. 

PUBLICIDADE

A saúde de An An se deteriorou nos últimos dias e o animal mostrou pouca atividade física e um apetite reduzido, o que o levou a ser sacrificado na manhã desta quinta-feira, informou o Ocean Park Zoo and Amusement Park em um comunicado.

A idade do panda equivale a cerca de 105 anos para um humano, informou o zoológico, que explicou que a "decisão difícil" foi tomada para seu bem-estar, após consultas com especialistas chineses. 

Imagem do panda Shuan Shuan comendo um pedaço de bambu, no Zoológico de Chapultepec, na Cidade do México. Foto: Eduardo Verdugo / AP 

O panda nasceu em estado selvagem na China continental e fez parte de um casal de pandas entregue por Pequim a Hong Kong para celebrar o segundo aniversário da entrega da cidade do Reino Unido à China. Os pandas fazem parte de uma tradição diplomática de presentes da China. 

Publicidade

An An e sua companheira Jia Jia passaram o resto de suas vidas no Ocean Park.

Quando morreu aos 38 anos em 2016, Jia Jia ostentava o recorde mundial do Guinness de panda mais velho do mundo e do panda mais velho em cativeiro.

Após a morte de Jia Jia, seu parceiro viveu uma vida bastante solitária e em 2021 celebrou seu 35º aniversário sozinho com uma torta congelada de frutas e bambu preparada para ele por funcionários do parque.

Visitantes escrevem mensagens em homenagem ao panda gigante chinês An An, no Ocean Park de Hong Kong. Foto: AFP
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.