Traça de roupa: Como saber se tem traça na sua gaveta e eliminar o inseto?

Especialista indica os sinais deixados dentro de casa pelo inseto, que é uma praga frequente em áreas urbanas

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Esse grupo de traças costuma atacar materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos e estofamentos, deixando furinhos nas peças. Foto: Adobe Stock

Encontrar uma peça de roupa furada no armário por causa de traças é uma surpresa desagradável. Esses pequenos insetos são pragas frequentes em áreas urbanas e às vezes passam despercebidos em casa.

Francisco Zorzenon, especialista em entomologia urbana e diretor-técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas, do Instituto Biológico de São Paulo, explica que as chamadas traças de roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da ordem Lepidoptera.

PUBLICIDADE

“Elas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, diferentemente das traças dos livros. Na fase jovem, quando são lagartas, algumas espécies tecem um invólucro protetor, dentro do qual se alimentam de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos e estofamentos”, descreve.

Para identificar se tem traça na sua gaveta, além de observar roupas roídas e perfuradas, atente-se à presença de “casinhas” de traças nas paredes e móveis, que são indicativos da traça de roupa, bem como da traça de parede.

As traças de roupas se transformam em pequenas mariposas no final do ciclo biológico. Foto: Adobe Stock

Como eliminar a traça de roupa?

Zorzenon recomenda que as roupas perfuradas por traças sejam colocadas por alguns dias no freezer, dentro de sacos plásticos. Isso matará os ovos e traças presentes na peça, impedindo futuras infestações.

De acordo com o especialista, não existem alternativas caseiras ou naturais que sejam realmente eficazes para evitar as traças. “Cravo da Índia e folhas de louro podem ser usados em armários para afastá-las, mas a eficiência é limitada”, aponta. As famosas bolinhas de naftalina, antes muito frequentes, hoje são proibidas pela alta toxicidade.

Ou seja, o controle de traças acaba dependendo de um monitoramento constante. Mantenha limpos e arejados os espaços suscetíveis à presença de traças, como estantes, armários e gabinetes, além de rodapés e frestas, que devem ser aspirados com frequência. Evite pontos de umidade e inspecione periodicamente roupas, tapetes e estofados.

Publicidade

Em casos de infestações severas, a orientação é buscar ajuda profissional de uma empresa controladora de pragas, para a aplicação segura de inseticidas adequados.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.