A Fazenda 16: Veja como foi o programa de estreia e como será a dinâmica da semana

Participantes do Paiol esperam o veredito do público para entrar no reality show rural da Record

PUBLICIDADE

Por Raisa Toledo
Atualização:

Estreou nesta segunda-feira, 16, a décima sexta temporada de A Fazenda, na TV Record. Com direção de Rodrigo Carelli e apresentação de Adriane Galisteu pelo quarto ano consecutivo, o reality traz 28 participantes. Enquanto 20 são de fato peões, outros oito estão confinados no Paiol - apenas quatro, os que receberam mais votos do público, integrarão o elenco do programa.

Ao som de Texas Hold’em, de Beyoncé, os confinados, que vão disputar um prêmio de R$ 2 milhões, chegaram à sede de uma forma inédita: em balões. E a primeira semana do reality show, que promete fazer com que os peões se posicionem e se comprometam, já começou agitada.

PUBLICIDADE

Após as apresentações e o primeiro contato com Galisteu, os participantes enfrentaram uma dinâmica em que precisavam escolher outros dois que acreditavam ter chances de chegar à final e um que seria eliminado antes disso. Apontada por vários colegas como uma futura eliminada, a ex-BBB Larissa Tomásia se mostrou desconfortável: “Efeito manada”, declarou.

A ex-mulher do ex-BBB Lucas Buda, Camila Moura, também sentou algumas vezes na cadeira do “não ganha” que envolvia a dinâmica.

Os participantes se apresentaram logo após entrarem na sede. Foto: @afazenda-record.bsky.social via Bluesky

O personal Gilson de Oliveira, apontado como pivô da separação de Belo e Gracyanne Barbosa, e o ex-bombeiro da Eliana, Yuri Bonotto, protagonizaram a primeira briga da temporada. A troca de farpas começou quando Yuri revelou que Gilson criticou sua roupa. Os ânimos se acirraram com a dinâmica da noite e acontecimentos de fora do reality foram mencionados. “Ficou famoso porque traiu o Belo”, disparou Yuri, que foi chamado de “bobão” pelo personal.

Os participantes chegaram à sede em balões coloridos. Foto: Reprodução/PlayPlus

Como vai ser a dinâmica do programa

De acordo com Carelli, a sequência de provas iniciais foi preparada para movimentar o jogo. “Acho que a gente vai ter muita história e os peões vão gerar muito conteúdo logo na primeira semana. A Fazenda 16 já começa, começando”, disse o diretor da atração.

Pela primeira vez em 16 temporadas, os participantes podem ver a apresentadora em um telão na sala principal da sede. Antes, eles apenas ouviam a voz de Galisteu, com exceção de momentos de eliminação ou provas.

Publicidade

O primeiro dia já contou com uma dinâmica em que os peões precisavam apontar quem acham que não tem chances de chegar à final. Foto: @afazenda-record.bsky.social via Bluesky

Como será a primeira semana de ‘A Fazenda 16′

Na segunda-feira, 16, ocorre a entrada dos peões na sede e a chegada dos oito participantes que ficarão no Paiol. Na quarta, já será disputada ao vivo a primeira Prova do Fazendeiro da temporada, da qual participarão os participantes que se classificarem na seletiva da terça-feira. O Fazendeiro, além de imune, delega as tarefas aos colegas de confinamento.

Na quinta-feira, será revelado quais são os integrantes do Paiol que integrarão oficialmente o elenco do programa. Na sexta, com o grupo completo, os participantes curtem a primeira festa da edição - que será recapitulada no programa do sábado. No domingo, o primeiro fazendeiro vai poder escolher quem o acompanhará no Rancho do Fazendeiro, ambiente mais reservado onde aliados podem planejar estratégias e descansar.

Após a semana de estreia, o programa segue o seguinte cronograma:

  • Segunda-feira: Prova de Fogo, em que os peões disputam o Poder do Lampião, que concede o poder de intervir na formação da roça;
  • Terça-feira: Formação da Roça ao vivo;
  • Quarta-feira: Prova do Fazendeiro ao vivo;
  • Quinta-feira: Eliminação ao vivo;
  • Sexta-feira: Repercussão da eliminação e início da festa;
  • Sábado: Exibição da festa;
  • Domingo: Rancho do Fazendeiro.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.