O jogo do BBB 24 acabou para Fernanda. A sister foi a 15ª eliminada da edição, no último domingo, dia 31, com 57,09% dos votos, e está fora da disputa pelo prêmio milionário. Durante o discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt optou por prestar uma homenagem à participante, fazendo referência a diversos filmes para encerrar sua jornada no jogo. Veja como foi o discurso do apresentador:
Veja a transcrição do discurso de Tadeu Schmidt na eliminação de Fernanda
“E o que vai fazer de alguém o campeão do BBB 24? Ninguém aqui tem sexto sentido, ninguém aqui adivinha. Então, se eu fosse você, eu ficaria atento aos sinais. É o que resta, né? Eu não dou muita dica. Eu venho aqui e digo: faça a coisa certa. Mas o quê?
Aí temos essas três adoráveis mulheres. Cada uma fez uma parceria tão bonita. Na verdade, mais que parcerias, amizades. Amigas para sempre. As três tiveram seus momentos decisivos. Aconteça o que acontecer, a Giovanna sempre vai pensar: ‘Ai, se meu pé esquerdo...’. Só de provas, ela ficou de fora de seis, por causa do pé. Quantas vezes ela ficou sozinha em casa pensando: ‘Ai, meu Deus, esqueceram de mim nesse jogo’. ‘Eu não participo de nada’. Claro que isso pesa, mas a Giovanna não teve escolha.
A Nanda fez uma escolha: mudar, baixar o tom. Quando teve um dia de fúria lá atrás, logo se arrependeu, puxou o freio de mão. Aí, um dia desses, quando estava todo mundo em pânico, era ela a pessoa mais tranquila, como se saboreasse as vantagens de ser invisível. Será que não foi exatamente lá atrás o seu melhor momento? Voltando do Paredão, etc.
A Bia também fez uma escolha: não mudar. A alegria dela é assim e ponto. Isso continua sendo o motivo para suas defesas e os ataques dos seus adversários. Mas que história sem fim. Esse tem que ser o enredo da Bia até o seu último dia dela na casa?
Quem fez a escolha errada? Ou mais errada foi aquela que nem escolha teve? O BBB é um jogo onde os fracos não têm vez. É coisa de gente grande. Se é para correr ou morrer, corra. Não fica à espera de um milagre, porque ele não vem. Mesmo se nada der certo, tem que continuar acreditando, tentando, é questão de honra. Para fazer a travessia desses 100 dias e, na chegada, receber o sabor da vitória, diga: com licença, eu vou à luta.
Não sei se vocês perceberam, mas esse é menos um discurso e mais um réquiem para um sonho. A despedida de alguém muito especial. Ela é o cara. Viveu momentos importantíssimos nessa casa. Os incríveis e também os imperdoáveis. Uma linda mulher, uma mente brilhante. O coração valente à procura da felicidade. Vai ver que a vida é bela, principalmente para quem vê o lado bom da vida. É que a vida é como uma caixa de chocolates: a gente nunca sabe o que vai encontrar. Que a força esteja com você, Nanda”.
Lista de filmes mencionados durante o discurso de Tadeu
- O Sexto Sentido (1999)
- Se Eu Fosse Você (2006)
- Sinais (2002)
- Faça a Coisa Certa (1989)
- Adoráveis Mulheres (existem versões do filme de 1917, 1918, 1933, 1949, 1994 e 2019)
- Amigas para Sempre (1988)
- Momentos Decisivos (1986)
- Meu Pé Esquerdo (1989)
- Esqueceram de Mim (1990)
- Um Dia de Fúria (1993)
- Todo Mundo em Pânico (2000)
- As Vantagens de Ser Invisível (2012)
- História Sem Fim (1984)
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
- Gente Grande (2010)
- Maze Runner: Correr ou Morrer (2014)
- Corra! (2017)
- À Espera de um Milagre (1999)
- Mesmo Se Nada Der Certo (2013)
- Questão de Honra (1992)
- Travessia (2015)
- A Chegada (2016)
- Sabor da Vitória (2007)
- Com Licença, Eu Vou à Luta (1986)
- Réquiem para um Sonho (2000)
- Alguém Muito Especial (1987)
- Ela é o Cara (2006)
- Os Incríveis (2004)
- Os Imperdoáveis (1992)
- Uma Linda Mulher (1990)
- Uma Mente Brilhante (2001)
- Coração Valente (1995)
- À Procura da Felicidade (2006)
- A Vida é Bela (1997)
- O Lado Bom da Vida (2013)
- “É que a vida é como uma caixa de chocolates: a gente nunca sabe o que vai encontrar”, frase de Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)
- “Que a força esteja com você”, frase de Star Wars (série de filmes iniciada em 1977)
Fernanda, assumidamente cinéfila, conquistou VTs especiais e muitos fãs nas redes sociais durante sua participação ao mencionar filmes durante seus embates, conversas com os demais participantes e até mesmo na festa que celebrou sua liderança.
Leia também:
A passagem de Fernanda pelo BBB 24
Fernanda viveu muito do que é possível dentro do Big Brother Brasil: venceu a Prova do Líder, a Prova do Anjo e foi castigada com o Monstro. Também foi alvo de diversas polêmicas que chamaram atenção das redes sociais do lado de fora da casa.
Uma delas surgiu graças a declarações consideradas capacitistas, como quando criticou Beatriz: “Eu acho essa menina dodói, cara. Acho ela dodói do tipo dodói. Está faltando cromossomo ali.”
“Vocês ficam: ‘Não pode falar essas coisas’. Eu estou falando o que eu acho, que é dodói. Eu acho que ela tem problema, não acho nada normal ali. Acho que tem problema. Fico até com medo de falar, às vezes, porque acho que é uma questão de laudo”, continuou Fernanda.
Em outra ocasião, foi acusada de xenofobia: “Querer comparar o Davi que deve ter vindo do c* da Bahia com o Nizam, que fala nove línguas, já viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas, é complicado”.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.