Internautas criticam escalação de Luis Melo para personagem japonês de 'Sol Nascente'

Novela estreou na segunda, 29, no lugar de 'Êta Mundo Bom!'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
 Foto: Globo/Estevam Avellar

Sol Nascente estreou na segunda-feira, 29, sob críticas de falta de representatividade da comunidade nipo-brasileira. Como o próprio nome indica, a nova novela das 18h da Globo traz personagens oriundos da "Terra do Sol Nascente", com destaque para o patriarca Kazuo Tanaka, principal centro da polêmica por ser interpretado por Luis Melo, que tem ascendência italiana e indígena. 

PUBLICIDADE

Sem se posicionar oficialmente sobre o assunto, a Globo declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o personagem de Luis Melo é neto de um americano com uma japonesa e, por isso, não teria traços tão explicitamente orientais.  Contudo, como internautas apontaram durante a exibição do primeiro capítulo, o personagem Tanaka é interpretado, na primeira fase, por Daniel Uemura, ator nipo-brasileiro, com claras feições tradicionalmente atribuídas a japoneses, como os olhos puxados. Sol Nascente retrata a história de amor entre dois melhores amigos, Alice (Giovanna Antonelli, filha adotiva de uma família de ascendência japonesa, e Mario (Bruno Gagliasso), descendente de italianos. Ambientada em São Paulo, a trama é de autoria de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso. 

No elenco principal, a novela traz quatro atores de ascendência asiática: Jacqueline Sato (como a designer Yumi), Paulo Chun (como expert em tecnologia Hideo), Carol Nakamura (como Hirô) e Miwa Yanagizawa (que interpreta a irmã de Tanaka, Mieko)."

Relembre atores brancos que interpretaram personagens de outras etnias

Publicidade

Veja abaixo as reações de alguns internautas sobre o assunto:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.