Leonardo DiCaprio quase ficou de fora de ‘Titanic’, revela James Cameron

Diretor contou que o ator não queria fazer os testes iniciais e teve dúvidas sobre o roteiro, mas foi convencido

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Queiroz
Atualização:

Você já tentou imaginar Titanic sem Leonardo DiCaprio? De acordo com o diretor do longa, James Cameron, isso quase aconteceu.

PUBLICIDADE

Em um vídeo gravado para a revista GQ ,no qual conta bastidores de seus maiores filmes, o cineasta revelou que o ator não queria fazer os testes para o papel e chegou a questionar o roteiro do longa.

Cameron revelou que Kate Winslet, que vive Rose, foi escalada primeiro, e, em seguida, ele teve uma reunião para conhecer DiCaprio e descobrir se ele teria química com a atriz.

“O Leo chegou e, claro, encantou a todos, incluindo a mim, e eu disse ‘ok, vamos ver como é sua química com a Kate’. Então, ele veio alguns dias depois e eu estava com a câmera pronta para gravar. Ele não sabia que faria o teste. Achou que seria mais uma reunião só para conhecer a Kate”, lembrou.

Publicidade

“Eu disse ‘bom, vamos em outra sala, fazemos algumas falas e eu vou gravar’ e ele respondeu ‘quer dizer que eu vou ler?’. E eu disse ‘sim’. E ele respondeu ‘ah, eu não leio’. Então, eu apertei a mão dele e falei ‘bom, obrigada por ter vindo’”, completou.

Cena clássica do filme 'Titanic', com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Foto: Fox Film

Cameron então contou que DiCaprio perguntou se, caso não fizesse o teste, perderia o papel. Ele respondeu que sim, porque dedicaria dois anos de sua vida ao filme e não poderia fazer a escolha errada.

“Aí ele entra na sala [para o teste] e está tipo ‘ah, ta bom’, cada parte dele estava super negativa, até o momento em que eu disse ‘ação’, e aí ele se transformou no Jack. A Kate se iluminou e eles entraram em todo esse negócio, interpretaram a cena. [Foi como se] nuvens escuras tivessem se aberto e um raio de sol iluminasse o Jack. Eu falei ‘ok, esse é o cara’”, disse o diretor.

Kate Winslet, Leonardo DiCaprio e James Cameron nos bastidores das gravações de 'Titanic'. Foto: Fox Film

O cineasta revelou que enfrentou ainda mais problemas depois disso. Segundo ele, ele convenceu o estúdio a contratar DiCaprio, mas, logo depois, o ator contestou o diretor sobre partes do roteiro.

Publicidade

DiCaprio queria que seu personagem tivesse algum tipo de “aflição, problema ou alguma coisa traumática do passado”. Então Cameron falou para ele: “Você já fez todos esses personagens ótimos, todos tiveram algum problema, seja o vício ou o que quer que fosse. Você precisa aprender a sustentar alguém que não tenha tudo isso’”.

“[Eu falei] ‘talvez você ache que está pronto para isso, mas eu acho que você não está, porque o que eu estou falando é, na verdade, bem mais difícil”, lembrou. “No segundo em que eu falei isso, fez sentido para ele que aquele era um filme muito desafiador para ele”.

“E eu percebi meu erro. Eu não tinha explicado o desafio o suficiente para ele. Você quer que o ator te ame, quer que ele esteja no seu filme, que diga sim, então faz tudo parecer atrativo. Mas ele não queria algo que fosse fácil. Ele queria algo que fosse difícil e esse tem sido seu instinto desde então”, concluiu.

Lançado em 1997, Titanic é até hoje a terceira maior bilheteria do cinema mundial. O filme estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se tornou um clássico ao contar a história de um casal no navio que afundou em 1909.

Publicidade

Confira o depoimento de James Cameron na íntegra, em inglês:


*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.